Governo | 27/03/2015

Junior Finamore é eleito vice-presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí

Henrique Martin, prefeito de Cabreúva, sucede Ricardo Bocalon na presidência

prefeito_vice_presidente_AUJ

Os prefeitos das sete cidades integrantes do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) elegeram, na manhã de quinta-feira (26), o prefeito de Louveira como vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da região. A presidência ficou com o chefe do Executivo de Cabreúva, Henrique Martin.

A nova presidência pretende dar prosseguimento a assuntos já discutidos anteriormente e estreitar a relação com o Governo Estadual, reivindicando recursos e buscando soluções de questões importantes para os municípios da região, como transporte intermunicipal, mobilidade urbana e segurança.

A eleição aconteceu durante a 20ª reunião ordinária do AUJ, em auditório de um hotel localizado em Itupeva, na margem da Rodovia Bandeirantes. A transmissão do cargo foi feita após a eleição e reforçou o clima republicano e de união entre os prefeitos da região.

Definida a nova presidência, Finamore passou a substituir o prefeito de Campo Limpo, José Roberto de Assis, enquanto que Martin sucede o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, que deixa o cargo após dois mandatos à frente do Conselho.

"Os primeiros dois anos foram um grande desafio para o Conselho e serviram para quebrar paradigmas. Agora, vamos andar numa estrada já pavimentada, buscando avançar nas ações conjuntas para tornar o Aglomerado Urbano de Jundiaí uma região cada vez mais forte no Estado", afirmou Finamore, após o encontro que selou sua eleição como vice.De acordo com ele, o intuito é reforçar as reivindicações de recursos e melhorias junto ao Estado. “Vamos ampliar o dialogo com o Estado e buscar mais benefícios, uma vez que o Aglomerado é um dos protagonistas do fomento econômico da região”, salientou o vice-presidente do Conselho.

Animado com a nomeação, Henrique elogiou a gestão de Bocalon, apontou a necessidade de melhorar a qualidade do transporte intermunicipal e disse que vai “buscar o que o Estado tem de bom para oferecer aos sete municípios”.

Presente na reunião, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, ressaltou o desempenho de Bocalon durante a sua gestão e mostrou otimismo diante da capacidade da nova presidência, que, segundo ele, “irá dar continuidade ao trabalho já realizado, e, sobretudo, passos ainda maiores para essa região importantíssima do Estado de São Paulo”.

Além dos prefeitos de Louveira, Cabreúva, Itupeva, Jundiaí e Campo Limpo, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, também compareceu ao encontro.

Conselho Consultivo

Também durante a reunião, os prefeitos aprovaram a criação do Conselho Consultivo do AUJ. O novo órgão será presidido pelo prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, e formado por funcionários das Prefeituras e integrantes da sociedade civil. A posse acontece na próxima reunião ordinária do Aglomerado, mas, segundo Bigardi, os participantes irão se reunir antes para se conhecerem.