Governo | 13/11/2013

Junior Finamore participa da 1ª reunião do gabinete regional de Segurança Pública de Jundiaí

Foto: Jasso / PML

O prefeito Junior Finamore participou na manhã desta terça-feira (12 de novembro) da primeira reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) de Jundiaí, que teve a participação do secretário-adjunto estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte, e de prefeitos e representantes de todas as sete cidades da região.

No encontro foram discutidos os principais benefícios da integração dos sistemas de videomonitoramento de todas as cidades, que começa a ser licitado após o mapeamento dos pontos de circulação urbana e focos de criminalidade, que está sendo elaborado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) e se encerra em janeiro do ano que vem.

Segundo Finamore, a iniciativa é primordial porque vai colaborar com o setor de inteligência das forças policiais, coibindo a criminalidade de forma conjunta. Com isso, a Prefeitura de Louveira estima concluir o sistema de videomonitoramento da cidade até março do ano que vem, para em seguida integrá-lo ao setor de inteligência regional. “Teremos 88 câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade, sendo 60 delas nas entradas e saídas, formando um cinturão de segurança em volta de Louveira”, afirma o prefeito. As primeiras câmeras, no entanto, já começam a ser instaladas em dezembro, depois de concluída a implantação das conexões por fibras óticas.

O secretário-adjunto Carlos da Ponte, que foi nomeado como coordenador do Gamesp de Jundiaí, também salientou a importância dos setores de inteligência para a solução de crimes. “A polícia na rua é importante, mas é mais importante ainda que ela atue estrategicamente e vinculada com o setor de inteligência, que terá um levantamento criterioso da região por videomonitoramento”, disse.

O Gamesp foi criado com o objetivo de integrar ações de prevenção e combate ao crime, além de unir membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e integrantes da sociedade civil.

Participaram da reunião também o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti.

Câmeras do Infovia de Louveira

Em Louveira, o projeto da Infovia – como é denominado - foi readequado recentemente para incorporar câmeras do tipo OCRs, que consegue efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo de câmera, está prevista a instalação de câmeras DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa.