Administração | 31/08/2023

Jovens do Programa Estalou já estão atuando diariamente nas Secretarias da Prefeitura de Louveira

Confira na matéria alguns depoimentos; além disso, por meio do CIEE Saber Virtual PRO, eles são capacitados profissionalmente em diferentes temas

Os jovens do Programa Estalou já estão atuando diariamente nas Secretarias da Prefeitura de Louveira, auxiliando nos serviços administrativos enquanto aprendem sobre o funcionamento da gestão pública na prática. Além disso, por meio do CIEE Saber Virtual PRO, eles são capacitados profissionalmente em diferentes temas. Confira na matéria alguns depoimentos. A integração foi realizada no dia 21 de agosto.

“Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles estão colaborando diretamente para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias. Os jovens são o nosso futuro, e programas como o Estalou, geram o incentivo e a oportunidade que eles buscam” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Dos 50 jovens aprovados, 2 foram destinados para a Secretaria de Administração, 1 para Água e Esgoto, 2 para Assistência Social, 2 para Cultura, 1 para Desenvolvimento Econômico, 1 para Desenvolvimento Urbano, 19 para Educação, 1 para Esporte, 1 para Finanças, 1 para Fundação de Moradia, 1 para Gestão Ambiental, 3 para Governo, 2 para Negócios Jurídicos, 1 para Projetos e Programas, 9 para Saúde, 1 para Segurança e 2 para Serviços Públicos. A divisão foi feita de acordo com a demanda e disponibilidade de vaga de cada Secretaria.

“Está sendo muito interessante trabalhar na Prefeitura de Louveira, é uma coisa muito nova pra mim. Estou na Secretaria de Administração e estou neste momento atuando junto com o pessoal que cuida dos protocolos, realizando trabalhos administrativos e auxiliando no atendimento ao morador. O curso está sendo muito legal, estou aprendendo bastante coisa. Um dos conteúdos que mais me chamou atenção foi Marketing Digital”, comenta a Larissa da Silva do Nascimento.

“Estou na Secretaria de Gestão de Projetos e Programas e os primeiros dias têm sido muito legais. Estou aprendendo coisas novas e acompanhando os projetos que estão em andamento e conferindo os que foram concluídos. O curso é bem interessante, é uma excelente oportunidade, já terminei alguns conteúdos como: Eficiência e Eficácia, Ética e Liderança, Negociação e Administração”, comenta a Fanny Braga da Silva.

“Tem sido muito bom esses primeiros dias. Estou na Secretaria de Governo e estou ajudando na gestão de documentos digitais. O curso é bem legal, disponibiliza vários conteúdos diferentes e é bastante intuitivo. Agora estou finalizando o conteúdo de Marketing Digital”, comenta o Renan Ribeiro de Godoi.

Programa Estalou (Estágio Louveira)

O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.

A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.

O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.

Foram contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.

A assinatura dos contratos e a integração dos 50 jovens aprovados no Programa foi no dia 21 de agosto, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.

"O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana", comentou o secretário Marcelo Souza.

“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.

Legislação

O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).

Dúvidas

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056.