Administração | 10/08/2023

Jovens aprovados no Programa Estalou ressaltam valorização na oportunidade do 1o emprego e aprendizado

Confira nesta matéria alguns depoimentos de alunos que passaram no processo seletivo; o EstaLou é um programa de estágio remunerado, implantado neste ano pela Prefeitura ,para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio

Os jovens aprovados no Programa Estalou, da Prefeitura de Louveira, ressaltam a importância da oportunidade para o desenvolvimento pessoal e entrada no mercado de trabalho, o chamado 1o emprego. Confira nesta matéria alguns depoimentos de alunos que passaram no processo seletivo. O EstaLou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Ao todo, 50 jovens foram aprovados no Programa. A integração será no dia 21 de agosto.

“Através do Estalou, vamos trazer jovens para aprenderem e trabalharem juntos com a Prefeitura de Louveira. Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles vão colaborar para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias. Estamos todos animados para recebê-los”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Entre os dias 14 e 18 de agosto, das 9h às 16h, os jovens aprovados devem ir ao Fundo Social para retirar duas camisetas, que serão utilizadas como uniforme. No dia de assinatura de contrato e integração, 21 de agosto, eles já devem ir uniformizados. O Fundo Social está localizado na Rua Treze de Junho, 621, no Jardim Lago Azul.

Confira abaixo alguns depoimentos dos jovens

“O Programa Estalou para mim vai ser muito inestimável para o meu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Estou muito realizada por ter conseguido minha primeira experiência no mercado de trabalho. As minhas expectativas sobre o estágio são sem dúvidas muito altas e estou muito ansiosa para começar, espero que eu possa contribuir com os projetos propostos e trazer novas idéias”, disse Bruna da Silva dos Santos.

“Vejo o programa Estalou como uma oportunidade única de crescimento, proporcionando uma ponte crucial entre o aprendizado teórico e a prática real do mercado, desenvolvendo habilidades essenciais para uma futura carreira. Tenho grandes expectativas em relação a esse estágio, pois acredito que será uma oportunidade enriquecedora para aplicar meus conhecimentos e adquirir novas habilidades. Este é o meu primeiro passo rumo a uma trajetória de sucesso no mundo do trabalho”, disse Ana Clara Dinofre de Morais.

“É de extrema importância esse estágio na cidade, pois com ele podemos tomar consciência de como funciona um emprego e com isso podemos evoluir muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Minhas expectativas são altas, espero aprender e contribuir muito para esse projeto”, disse Paulo Ricardo Leite Cardoso.

“O Programa Estalou além de incentivar os jovens a conquistarem seu primeiro emprego, também os auxilia a conhecer o mercado de trabalho e a desenvolver o senso de responsabilidade exigido nos empregos formais. Esse será meu segundo estágio. Acredito que desenvolverei muitas habilidades novas durante todo o período do estágio, e espero ser útil para toda a equipe em que for selecionado para auxiliar”, disse Victor Gabriel Arruda Sabino.

“É um prazer estar participando desse programa que dará uma oportunidade de emprego pra mim e os demais, estávamos precisando de uma força pra começarmos! Tenho expectativas de aprender muito e dar o meu melhor. Eu agradeço pelo meu primeiro emprego e espero aprender muito!”, disse Larissa da Silva do Nascimento.

“O novo Programa Estalou deu a minha primeira oportunidade para começar a trabalhar e também a me desenvolver tanto profissionalmente quanto socialmente, o que em minha visão, é muito importante para preparar os adolescentes para o futuro mercado de trabalho que nós vamos enfrentar. Eu particularmente estou muito ansiosa para começar a trabalhar e me tornar independente financeiramente”, disse Isabela Braga Zanon.

“O Programa Estalou é uma ótima oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, trazendo novas experiências e contribuindo para que possamos desenvolver carreiras de sucesso, além disso, traz conforto para os aprendizes, pois não terão que se locomover para outras cidades. Minhas expectativas são muito positivas, pois o estágio vai nos trazer aprendizado, crescimento e qualificação profissional. Já tive outras experiências temporárias, mas oportunidade de trabalho igual a essa será a primeira vez”, disse Eduarda de Castro Lima Guimarães.

“Mesmo não sendo a minha primeira oportunidade de trabalho, me sinto realizada com essa oportunidade. É um projeto excelente, que vai ajudar os jovens a se encontrarem dentro do mercado de trabalho e adquirirem novas experiências”, disse Bruna Melo Vaz.

Atualmente, todos eles estão cursando o Ensino Médio.

Programa Estalou (Estágio Louveira)

O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. 

A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.

O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.

Serão contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano. 

A assinatura dos contratos e a integração dos 50 jovens aprovados no Programa acontece no dia 21 de agosto no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura. Com as assinaturas às 8h30, a presença de todos é necessária até o término da integração, às 13h. Os jovens menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável. Neste momento, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) está entrando em contato com todos os aprovados para dar sequência na celebração do contrato.

"O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana", comentou o secretário Marcelo Souza.

“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.

Processo Seletivo - Prova

Os candidatos foram aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos.

A prova foi aplicada no dia 16 de julho na escola EMEF VILA PASTI. Ao todo, 85 candidatos realizaram a prova e 24 faltaram. 

A prova objetiva foi composta por 30 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. A duração máxima foi de 90 minutos. As questões foram baseadas nos conteúdos de Ensino Médio do Estado.

O candidato que zerou em alguma área de conhecimento foi considerado eliminado do processo seletivo. Em caso de eliminação, o candidato poderá realizar novamente a prova assim que um novo processo seletivo for aberto, desde que corresponda a 90 dias após a realização da primeira.

Em caso de empate na classificação dos participantes das vagas de baixa renda, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:

a) O que tiver menor renda per capita.
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.

Em caso de empate na classificação dos demais participantes, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:

a) Idade a ser contada em anos, meses, dias (candidato mais novo). 
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.

CLIQUE AQUI para conferir a lista dos 50 aprovados no Programa Estalou. 

Legislação

O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).

Dúvidas

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056.