Educação | 14/11/2023

Investimentos recordes em Educação neste ano marcam o Dia Nacional da Alfabetização

Celebrado nesta terça-feira (14), a data é importante para ressaltar a importância do processo inicial de desenvolvimento da leitura e escrita pelas crianças; apontada por rankings nacionais, a qualidade da Educação em Louveira é considerada uma das melhores do país

 

Material didático de 1ª linha, plantões pedagógicos, educação inclusiva, EJA (Educação de Jovens e Adultos), programas de incentivo à leitura e formação constante dos educadores. Estes são alguns dos pilares que conferem qualidade nacionalmente reconhecida à Educação em Louveira e motivos para celebrar o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta terça-feira (14). Os investimentos dos últimos dois anos e meio tem proporcionado um avanço na rede municipal de ensino. Somente em 2023 a administração fez o maior investimento dos últimos 10 anos, com R$ 135 milhões de janeiro a agosto, segundo índice de Cidades Excelentes (SAIBA MAIS).

A alfabetização em Louveira tem base em plantão pedagógico, com programas de incentivo à leitura, escrita, interpretação de texto, fluência leitora e letramento matemático; material didático de primeira linha como, por exemplo, do ‘Território da Leitura’, que contribui para o amplo repertório literário dos alunos; educação Inclusiva, que foca no atendimento especializado aos alunos com deficiência – os professores em Louveira são qualificados para utilizar recursos de intervenção que facilitam a compreensão e acesso ao conteúdo de sala, e que garantem aprendizagem dos alunos; e formação pedagógica constante dos professores.

O acesso à alfabetização é garantido a todos, às crianças de 1º ao 5º ano, mas também dos adultos que não tiveram a chance de concluir o Ensino Básico, e que o fazem por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente Louveira possui aproximadamente 710 alunos matriculados nos 1ºs anos e 40 alunos na EJA. Por meio da EJA, o aluno tem a possibilidade de retomar os estudos e obter o diploma de conclusão em menos tempo. Segundo a Secretaria de Educação, hoje são 3 turmas de EJA em Louveira - duas na EMEF Melissa Sicalhoni, no bairro Santo Antônio, e uma turma na EMEF Vila Pasti.