Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 04/09/2023

Investimentos em Tecnologia elevam Louveira como 25ª melhor cidade do Brasil em Educação

Dados foram divulgados nesta 2a feira, dia 4, no Ranking Connected Smart Cities 2023, que está em sua 9ª edição e avalia os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil; Louveira aparece como a 6ª melhor cidade do Brasil no Ranking Geral e a 8ª em Educação, comparada com as cidades de 50 a 100 mil habitantes

Louveira é a 25ª melhor cidade do Brasil em Educação e a 6º melhor no índice geral entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes. No eixo Educação, Louveira está em 8º lugar comparada aos municípios de 50 a 100 mil habitantes. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (4) pelo Ranking Connected Smart Cities 2023, que avalia os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. No levantamento, que está em sua 9ª edição, são considerados 70 indicadores, divididos em eixos temáticos: Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde.

Para o Prefeito, Estanislau Steck, o destaque de Louveira no eixo Educação é resultado também dos investimentos em tecnologia e inovação aplicados na gestão pedagógica do município.

“Temos hoje o maior investimento em Educação dos últimos 10 anos em Louveira, e isso inclui todas as ações que fizemos para utilizar a tecnologia a favor das políticas públicas de ensino. Hoje temos 100% dos laboratórios de informática em funcionamento; nas escolas que não possuem espaço físico para os laboratórios, as crianças utilizam os notebooks – com os chamados laboratórios móveis, além do uso dos tablets, que adquirimos na época da pandemia como solução para que as aulas pudessem acontecer, e que ainda hoje são utilizados pelas crianças para atividades pedagógicas. Todos estes investimentos têm valido a pena para Louveira apresentar estes bons índices, como este divulgado hoje”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

No sentido de aprimorar a estrutura tecnológica das escolas em Louveira, a Prefeitura concluiu no último mês de agosto 100% dos laboratórios de informática nas escolas. Hoje são cerca de 280 computadores, sendo 10 laboratórios com computadores fixos e 52 notebooks, além dos tablets. Para os professores, a Prefeitura também disponibiliza notebooks. 

Os laboratórios de informática estão presentes hoje no CECI Pequenos Brilhantes, CEIL Centro Infantil e Fundamental (Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo), CEIL Bairro - Infantil e Fundamental, EMEB Frederico Pagotto, EMEF José Odair Montelatto; EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Vila Pasti e EMEI Prefeito Nicolau Finamore. Os laboratórios móveis, com uso de notebooks, estão na EMEF Melissa Sicalhoni e EMEF Ângelo Argenton Filho.

Para a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, os investimentos em tecnologia da atual gestão atestam os serviços de inteligência na cidade e fundamentais para elevar os índices do município. 

“Os laboratórios e todos os investimento em informática são utilizados com softwares pedagógicos para aulas direcionadas e assuntos abordados pelos professores. Por meio deles, os alunos têm acesso à tecnologia como ferramenta de aprendizagem, com aulas interativas e diversificadas”, ressalta a Secretária Maria Luciane.