Cultura & Eventos | 02/07/2024

Investimentos da Prefeitura fomentam a Cultura e aprimoram espaços públicos para ações culturais em Louveira

Aplicação de quase R$4 milhões, de forma inédita na cidade, revitalização dos espaços culturais, estruturação do setor para captação de recursos estaduais e federais, criação do Conselho Municipal de Política Cultural e o Fundo Municipal de Cultura, cursos de formação para artistas e agentes culturais, construção de novos equipamentos públicos para atividades artísticas e ampliação da oferta de Oficinas Culturais são ações que vem sendo desenvolvidas nos últimos 3 anos e meio pela Prefeitura e que tem destacado Louveira no cenário cultural

Os investimentos aplicados em Cultura pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, têm resultado em avanço e aprimoramento das políticas públicas do setor nos últimos 3 anos e meio na cidade. De forma inédita, a Prefeitura investiu quase R$ 4 milhões em projetos e contratações de artistas locais. As ações somam ainda revitalização dos espaços culturais, construção de novos equipamentos públicos, estruturação do setor para captação de recursos estaduais e federais, criação do Conselho Municipal de Política Cultural e o Fundo Municipal de Cultura, cursos de formação para artistas e agentes culturais, ampliação da oferta de Oficinas Culturais, entre outras.

As ações mais recentes são as entregas de 2 novos equipamentos públicos para incentivo de atividades culturais e, de forma centraliza, ou seja, que abrange a região central da cidade – o teatro de arena do Parque Capivari, e do bairro Santo Antônio – a concha acústica. Os dois espaços foram entregues à população no último fim de semana, dias 29 e 30 de junho, e já estão sendo utilizados. Quanto à estrutura, os dois oferecem palco coberto, arquibancada, acessibilidade e sanitários ao lado, além de salas de apoio técnico para os artistas. A Prefeitura entregou ainda este ano o Centro Comunitário do Jd. Niero, onde podem ser ofertadas oficinas culturais, e um espaço especificamente destinado à exposições, localizado dentro da Substação Eng. Francisco de Monlevade.

Além da estrutura física, outro avanço concretizado em 2024 por meio da Secretaria de Cultura e Eventos é a ampliação de horas/aula das Oficinas Culturais, assim como novas modalidades, e ainda as ações que têm sido feitas para elaborar a lei de criação do Sistema Municipal de Cultura, do Plano de Cultura, Lei do Patrimônio, de um novo credenciamento de artistas, de novos editais e plano de ação para adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Mas as ações vêm sendo realizadas em uma crescente. Ainda na pandemia, a Prefeitura de Louveira revitalizou importantes equipamentos para o desenvolvimento cultural da população de Louveira: a Casa da Cultura, o Ateliê da Cultura e o Centro de Pesquisa e Memória da Substação Eng. Francisco de Monlevade. E mais, ofereceu cursos de formação profissional para artistas e agentes culturais e estruturou o setor para que eles pudessem captar os recursos estaduais e federais (Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc) a partir da criação do Conselho Municipal de Política Cultural e o Fundo Municipal de Cultura.

Outro destaque é a ampliação das Oficinas Culturais ofertadas a partir de 2021: Costura Criativa, Teclado, Sopro e Percussão, Pintura em MDF e Prática em Orquestra. Somados às oficinas anteriormente existentes, Louveira oferta hoje 19 Oficinas Culturais.

Valorização Artística

Todas essas ações são resultado de investimentos e aprimoramento das políticas públicas que vem sendo aplicadas em Louveira nos últimos 3 anos e meio para fortalecimento da Cultura na cidade em suas variadas vertentes. Louveira, após a pandemia, retomou as festas da Uva e Expo Caqui, assim como a Festa das Tradições Nordestinas, que faz parte da história de Louveira e leva o nome da cidade para toda a região e país, e tem promovido e incentivo as intervenções artísticas, como Mostra de Corais, Mostra de Teatro dos alunos das Oficinas Culturais, a contratação e artistas locais para eventos públicos, a participação externa, como foi a apresentação recente do Coral Viva Vozes no tradicional Concerto de Coral da USP, assim como as apresentações da Bamalo (Banda Marcial de Louveira) e Corporação Progresso Louveirense nos eventos públicos, entre tantas outras intervenções de apoio artístico, como encontro regionais de Ferromodelismo, de RadioAmadores e de economia criativa, como artesanato, entre outros que, aliados à Cultura, fomentam o comércio, o Turismo e o Desenvolvimento Econômico da cidade. (SAIBA MAIS)