Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 18/04/2024

Índices positivos comprovam avanço na Educação Básica de Louveira de 2019 a 2023

Aumento das matrículas de Educação Especial, aumento de 40% no número de matrículas em tempo integral e o dobro de professores contratados estão entre os indicadores que apontam uma educação favorecida e inclusiva por políticas públicas sólidas estruturadas

 

A Educação Básica de Louveira apresenta novos e importantes indicadores que comprovam, mais uma vez, os avanços na rede municipal - resultado dos investimentos recordes nos últimos três anos, especialmente em 2023, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, aplicou o maior orçamento dos últimos 10 anos.

Os índices divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de 2019 a 2023 os avanços da Educação Básica passam por diversos aspectos. Entre eles o aumento de 54,32% no número de professores em 2023 comparado a 2019.

Como resultado das ações de fortalecimento de políticas inclusivas aplicadas na rede municipal de ensino pela Prefeitura, o INEP aponta o dobro de matrículas da Educação Especial de 2019 a 2023.  As ações abrangem o aspecto pedagógico, com profissionais preparados para ensinar as crianças com deficiências ou transtornos, estrutural, com ações em conjunto com a Saúde, com a Assistência, por meio no Núcleo PertenSer, que conta com psicólogos, assistentes sociais e professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Outro índice expressivo é o aumento de 40% no número de matrículas em tempo integral de 2019 a 2023. Este número será maior quando analisado também o ano de 2024. É que neste ano a Prefeitura entregou a 4ª unidade de Louveira a atender em período integral o Ensino Fundamental – de 1º ao 5º ano. A EMEB José Pereira Dutra, foi reinaugurada após revitalização completa em sua estrutura, tornando- a uma nova escola, com espaços ampliados, novas salas de aulas, pátio coberto, nova entrada, fachada, aumento no número de salas de aula.

Com a revitalização, a EMEB José Pereira Dutra, localizada na Estiva, teve ampliada também sua capacidade de atendimento, de 40 para 120 crianças.

Todas as ações têm por objetivo ofertar o melhor atendimento aos cerca de 6,5 mil estudantes da rede municipal de ensino e à toda comunidade, e foram reconhecidas por índices nacionais de gestão, que apontaram Louveira como uma das melhores da região. Entre eles está o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que destaca Louveira acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) (SAIBA MAIS)  e ainda o ranking Connected Smart Cities, que aponta Louveira como a 2ª cidade com maior investimento per capita em Educação das regiões metropolitanas de Campinas e de Jundiaí (SAIBA MAIS)