Saúde | 20/12/2023

Índice nacional confirma investimentos e avanços de Louveira na área da Saúde em 2023

Em compromisso com a saúde da população, a Prefeitura de Louveira realizou grandes avanços e investimentos no ano de 2023. Entre os destaques, estão o aumento de consultas, exames, cirurgias, inauguração do Centro de Referência do Autismo, o novo Programa Rede Hospitalar Louveira com a construção, em andamento, do novo hospital no Santo Antônio, Programa Mãe Louveirense, destaque nacional com a Caderneta da Criança e a Casa das Oficinas Acalanto. Em importantes índices, Louveira se destaca no Previne Brasil, no qual a cidade tem a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ), além da melhor performance da cidade em toda a história, o que confirma o avanços nas mais diversas áreas da Saúde. Louveira também se destacou no Ranking Connected Smart Cities de 2023, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, no qual Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades da RMC e RMJ. Confira abaixo um resumo das principais notícias divulgadas pela Prefeitura no durante o ano de 2023.

“Ver todo o trabalho realizado neste ano é essencial para continuarmos progredindo e trazendo mais investimentos na saúde para a população. São trabalhos que têm o objetivo de garantir o atendimento e na prevenção contra diversas doenças, tornando a saúde de qualidade acessível para todos”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Em janeiro, foi realizado o levantamento de diversos dados para avaliar o desempenho nos meses anteriores. Sendo o aumento de 68% no número de oferta de exames de ultrassonografia, implementação de 10 novas especialidades, aumento o número em 33%, aumento de 85% na oferta de exames laboratoriais, aumento de 143% na oferta de exames de radiografia e no levantamento de mais de 21 mil atendimentos pediátricos no ano passado. 

Em fevereiro, a Secretaria de Saúde constatou o número de 64 cirurgias eletivas realizadas num período de 4 meses. Em 6 de fevereiro, foi anunciado que os exames de radiografia passaram a ser realizados sem a necessidade de agendamento. 

No mês de março, marcado pela celebração de aniversário da cidade, entre as ações, a Prefeitura intensificou os atendimentos voltados às mulheres, no qual todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram mutirões de coletas de Papanicolau, rodas de conversas e conscientização sobre prevenção de saúde. 

Foi entregue para a Santa Casa duas malas de emergência para ambulâncias, que garantem ferramentas e equipamentos para melhor atender os pacientes ainda durante o transporte. 

A Saúde de Louveira foi premiada no 12º Prêmio David Capistrano devido ao trabalho “Dezembro Laranja: um olhar para além do agricultor familiar”, no qual uma equipe constituída por profissionais de saúde, visitou agricultores do município para alertar e orientar sobre os cuidados para prevenção de câncer de pele e encaminhamento para médicos dermatologistas. 

No dia 30 de março, dentro das celebrações de aniversário da cidade, a Prefeitura anunciou o Programa Rede Hospitalar Louveira, que junto com a construção do novo Hospital no Santo Antônio, integram um sistema hospitalar na cidade que oferece atendimento pelo SUS à população, para casos de baixa e média complexidade, complementam os serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais da região.

No dia seguinte, 31 de março, foi inaugurado o Centro de Referência do Autismo de Louveira. O objetivo do espaço é prestar apoio, suporte e atendimento para as pessoas com autismo juntamente com as suas famílias. O local conta com salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar. 

Em abril, levantamento feito sobre o serviço de transporte de pacientes, foi constatado o importante número de 12 mil atendimentos nos três primeiros meses do ano. O transporte é realizado entre as Unidades Básicas de Saúde e para outros serviços de saúde, como por exemplo Santa Casa, Centro de Reabilitação de Louveira, Centro de Referência do Autismo e hospitais de alta complexidade em cidades da região. 

Com apoio da EPTV, a Prefeitura realizou o Dia D da 6ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti, estando presente na 53° Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui não só no dia D, mas em todos os dias de Festa, local onde milhares de pessoas passaram e puderam conferir o stand e as ações realizadas em Louveira. Em outras cidades da região também houve ações simultâneas.

Ainda na Festa da Uva de 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aplicação de mais de 1600 doses de vacina. O objetivo da ação foi unir bem-estar, saúde, prevenção e lazer no mesmo espaço. 

SAÚDE -VACINA

Em maio, a Prefeitura de Louveira constatou ter o melhor índice de pré-natal de toda a região. Com o importante número de 93,38% das gestantes completando 7 consultas ou mais, a Prefeitura garante acompanhamento da gestação para todas as mães do município. O Programa Mãe Louveira, em conjunto com o Fundo Social, surgiu com  objetivo de incentivar ainda mais a realização correta do pré-natal, promovendo bem-estar e saúde para a mãe e para o bebê.

Em 18 de maio foi inaugurado a Casa das Oficinas Acalanto, que através de trabalho intersetorial, surgiu com o objetivo de gerar a reabilitação de pessoas atendidas por serviços de saúde mental para o mercado de trabalho. O espaço utilizado é a antiga casinha de madeira, localizada na Área de Lazer do Trabalhador. O Acalanto conta com uma equipe de profissionais especialistas em saúde mental, havendo psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistente social, e é parte do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde. O local possui espaço para as oficinas e um consultório.

Devido aos novos investimentos realizados na Saúde nos últimos meses, a Prefeitura ampliou a oferta de exames médicos. Em comparação ao mesmo período do ano de 2022, a oferta de endoscopia aumentou em 100%, radiografia aumentou em 71%, coleta de exames laboratoriais cresceu em 47%, tomografias em 39% e a realização de eletrocardiograma cresceu em 29%. Além disso, na parte de consultas com médicos clínicos e principais especialistas, a oferta aumentou em 32% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação ao mesmo período em 2022.

Em junho, último mês do primeiro semestre, foi lançado o sistema de telemedicina na Santa Casa de Louveira. O avanço proporciona atendimento mais rápido para os casos de urgência e emergência, redução na espera dos casos de atendimentos mais leves e dá sequência ao processo de reestruturação, para melhor, na Rede Hospitalar Louveira. No primeiro mês de funcionamento, a Santa Casa relata diversos elogios, sendo registrados 406 atendimentos pelo sistema.

Foi realizado um levantamento que mostrou que a média de médicos para cada mil habitantes de Louveira é maior do que a média do Brasil na mesma faixa populacional. Este bom número no indicador é resultado de diversos investimentos que estão sendo realizados na área da Saúde, que conta com a ampliação de oferta de exames, consultas, contratação de mais médicos, novos programas e estruturas.

Em comparação considerando dados da Secretaria de Saúde no período de janeiro a maio dos anos de 2023, 2022, 2021 e 2020, Louveira aumentou em 127,10% os atendimentos das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste ano. Já nas principais especialidades médicas, o aumento foi de 121,80%. 

SAÚDE - ATENDIMENTO

Divulgado em junho, balanço do Programa Remédio em Casa já atendeu mais de 1500 solicitações desde o lançamento em março de 2022. O Programa Remédio em Casa contempla todos os bairros de Louveira com a entrega de medicamentos na residência dos pacientes. Com foto da receita médica, as solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (19) 99465-3804, ou no aplicativo do Cartão Cidadão. Após avaliação, em até 1 dia útil os remédios são entregues pelo motoboy para o morador em sua casa.

SAÚDE - REMEDIO

Em julho, Louveira se  destacou com dois importantes trabalhos no XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Goiânia. O primeiro trabalho foi: “Dezembro Laranja: um olhar para além da pele do agricultor familiar em Louveira”, que inclusive, ganhou o 12° Prêmio David Capistrano no Congresso Cosems/SP, sendo automaticamente inscrito na premiação da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. O segundo trabalho em destaque foi: “Resgatando as coberturas vacinais: como Louveira atingiu a meta da Campanha da Poliomielite no Ano de 2022”, sendo aprovado para apresentação na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

Também divulgado em julho, um balanço da Prefeitura de Louveira mostrou que  a oferta de exames em Saúde aumentou nos 6 primeiros meses de 2023. Em comparação com 2021 no mesmo período, a oferta subiu em 142% em exames de Radiografia, 306% em Ecocardiograma, 72% em Eletrocardiograma, 58% em Endoscopia, 47% em Coletas e 29% em Tomografia. Este aumento é resultado da sequência de investimentos na área da Saúde em Louveira.

Com foco em gerar conforto às mães no momento de amamentação dos bebês, a Prefeitura de Louveira anunciou no mês de agosto, o Ambulatório Mamãe Aconchego, vinculado ao Programa Mãe Louveirense, tem o objetivo principal de ofertar um ambiente acolhedor e especializado frente à temática de amamentação. O anúncio foi realizado pelo prefeito, Estanislau Steck, durante a abertura regional da 12ª Semana do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno no município. 

Em agosto, Louveira se tornou referência nacional com o Programa de Acompanhamento da Caderneta da Criança. O objetivo principal do programa é proporcionar o melhor atendimento das crianças nos serviços de saúde, tornando mais leve, divertido e eficaz. Na abertura da 12ª Semana do Bebê, a coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Ministério da Saúde, Profa. Dra. Sônia Venâncio, anunciou que o programa será expandido para todo o território brasileiro, tendo Louveira como case de sucesso e marco inicial. 

Entre as mais de 30 especialidades médicas disponíveis pela Rede Pública de Saúde de Louveira, a cardiologia apresentou números de janeiro a julho do ano de 2023. Neste período, foram realizados 2.143 atendimentos em consultas, 546 exames de ecocardiograma e 4.453 de eletrocardiograma. O agendamento com os cardiologistas é realizado através de encaminhamento pelos médicos clínicos da Rede Municipal de Saúde, atendendo o protocolo assistencial validado pelos especialistas.

Em setembro, foram divulgados os dados do Ranking Connected Smart Cities de 2023, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes nos eixos temáticos de segurança, tecnologia, inovação, urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, governança, meio ambiente, mobilidade e saúde. Os dados mostraram que Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas e Jundiaí. No ranking divulgado, Louveira realiza o investimento na saúde per capita (por habitante) no valor de R$2.187,17.

Na Campanha do Outubro Rosa, Louveira realizou ações orientativas e mutirão de coleta de Papanicolau sem agendamento e solicitação de mamografia conforme protocolo. Além disso, para intensificar a conscientização sobre o tema, foi realizada a 1ª Caminhada das Flores, que reuniu cerca de 400 pessoas no Parque Luigi Martini.

Os investimentos que têm sido feitos pela Prefeitura neste ano em ações, programas e projetos, no sentido de aprimorar os serviços e atendimentos à população, resultaram no reconhecimento com altas posições de Louveira no índice de Cidade Excelentes no contexto das 27 cidades que compõem as regiões metropolitana de Campinas (20) e de Jundiaí (7), da qual Louveira faz parte. O IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) avalia indicadores dos municípios de todo o Brasil, e em Saúde e Bem-estar, Louveira é a melhor entre as sete da RMJ e a 5ª comparada com as 20 cidades da RMC.

SAÚDE - IGMA

Na Campanha do Novembro Azul, a Prefeitura realizou uma série de ações para conscientização do câncer de próstata, contando com vacinação e o “Papo de Boteco” pela cidade.

Em novembro, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, esteve junto de outros prefeitos e secretários de Saúde da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para assinar o Pacto Nacional da Consciência Vacinal. Em compromisso com a conscientização, a Prefeitura de Louveira divulga semanalmente os locais e horários que os moradores podem se vacinar, bem como a importância dos pais e responsáveis conferirem a caderneta dos filhos.

Ainda em novembro, a Prefeitura iniciou as obras do novo Hospital Santo Antônio de Louveira. Com foco nos atendimentos de baixa complexidade, este é o primeiro hospital localizado na região do bairro Santo Antônio, integrando também a Rede Hospitalar Louveira, que junto com a Santa Casa, oferece atendimento pelo SUS à população para casos de baixa e média complexidade, complementando os serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais na região via sistema CROSS. O Hospital Santo Antônio de Louveira estará localizado onde hoje é o Pronto Atendimento (P.A) e CEMO (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas), na esquina entre a rua das Rosas e rua Luís M Cruz. Atualmente as obras acontecem somente no espaço do CEMO. O Atendimento do P.A segue normal.

SAÚDE - CONSTRUÇÃO

Em dezembro foi mostrado que Louveira tem a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ) no Índice Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Entre os meses de Maio a Agosto de 2023, o Índice aponta que Louveira teve a melhor nota nos atendimentos dos serviços de Saúde de Atenção Primária, como gestantes, crianças e atendimentos a pessoas com hipertensão e diabetes. O desempenho de Louveira em Atenção Primária à Saúde no segundo quadrimestre de 2023 foi o melhor de toda a história da cidade.

SAÚDE -DESEMPENHO

Em resumo, Louveira soma neste ano obras importantes realizadas pela Prefeitura para a avançar ainda mais no atendimento integral e otimizado à população. São inúmeras ações em todas as fases: já concluídas, como o Centro de Referência do Autismo, que atende hoje cerca de 300 pessoas, em sua maioria crianças, e a Central de Suprimentos da Saúde, recentemente concluída, onde estão armazenados os medicamentos e insumos da Secretaria, tanto da área farmacêutica, odontológica como também administrativa. Entre os principais destaques, está a obra do Hospital Santo Antônio, cuja obra está avançando diariamente.

SAÚDE - CONSTRUÇÃO 2

CLIQUE AQUI para acessar a lista de endereços e contatos de todas as Unidades Básicas de Saúde de Louveira.