Desenvolvimento Econômico | 24/05/2013
III Semana da Viticultura atraiu produtores, pesquisadores e técnicos de todo Estado
A III Semana da Viticultura, promovida pela Prefeitura de Louveira, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) foi encerrada ontem (22), no Pavilhão de Exposição da 46ª Festa da Uva e 3ª Expocaqui de Louveira. Mostrando na teoria e na prática assuntos de grande interesse para os viticultores, nos dois dias, 21 e 22/05, o evento recebeu 262 inscritos que tiveram acesso a duas sessões de palestras noturnas e a uma tarde de campo. O público foi composto por produtores rurais, técnicos, estudantes, pesquisadores e comerciantes de insumos que se deslocaram para Louveira vindos de diferentes municípios paulistas e até de outros estados, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para o pesquisador do Centro de Fruticultura do IAC e organizador do evento, Dr. José Luiz Hernandes, o grande interesse se deveu à importância dos assuntos tratados em palestras ministradas por representantes de seis das mais importantes instituições de pesquisa do Brasil: o próprio Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Núcleo de Produção de Mudas da CATI de São Bento do Sapucaí, o Instituto Biológico (IB), a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (EPAMIG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Para o Diretor de Agricultura de Louveira e co-organizador do evento, Eng. Agrícola Daniel Miqueletto, é fato que, apesar da grande importância de toda essa parte teórica, o ponto alto da III Semana da Viticultura foi a Tarde de Campo com a visita técnica a Chácara Guarany, de propriedade do viticultor louveirense José Valter Pagotti. “A referência desse produtor no que se refere ao manejo, a produtividade e a qualidade da sua Uva Niagara Rosada realmente atraiu muitos participantes que puderam ver na prática algumas das tecnologias apresentadas pelos palestrantes como: o cultivo protegido, o plantio de mudas enxertadas, o sistema de condução em Y, o cultivo protegido e poda de verão, entre outros”, ressaltou Miqueletto.
Após as palestras o evento foi finalizado com uma confraternização entre os participantes que decorreu ao som da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira. Os organizadores agradecem a colaboração dos palestrantes e dos patrocinadores: Sindicato Rural de Jundiaí, SEBRAE-SP, CATI, ETEC Benedicto Storani, Associação Agrícola de Jundiaí e Associação de Produtores Rurais de Louveira.
Paralelo à realização do segundo dia de palestras, ocorreu reunião extraordinária da Câmara Setorial da Uva e do Vinho Paulista com a participação de técnicos e empresários representantes do setor vitivinícola do estado de São Paulo. Na reunião foram discutidos assuntos de relevância como o incentivo ao desenvolvimento e ampliação do cultivo de uvas para vinho e suco no estado.