Desenvolvimento Econômico | 27/05/2014

III Fórum de Viticultura de Louveira reúne cerca de 200 pessoas na Área de Lazer

viticultura

O prefeito Junior Finamore participou do III Fórum de Viticultura de Louveira realizado na noite desta segunda-feira, dia 26, na Área de Lazer do Trabalhador. A atividade técnica contou com a participação de aproximadamente  200 pessoas entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes do poder público, comerciantes de frutas e fornecedores de insumos.

O evento abordou a importância da fruticultura para a qualidade de vida no Circuito das Frutas e as Políticas Públicas necessárias para reversão do êxodo rural em  regiões com grande pressão imobiliária. “Aqui em Louveira estamos dando todo o apoio aos agricultores para que se fortaleçam e mantenham suas atividades na área rural. Estamos em constante busca por melhorias no setor e nosso objetivo é promover um marco na modernização da política agrícola municipal para dar maior sustentabilidade a todos os produtores rurais”, destacou o prefeito Finamore.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho, apresentou o trabalho que a Prefeitura de Louveira está realizando para viabilizar a permanência do agricultor no campo, como o monitoramento de solo,  mecanização agrícola, consultoria agronômica, leis de incentivo, subvenção municipal, incentivo ao desenvolvimento turístico, entre outros.

Para falar sobre a importância de um novo conceito de fruticultura  baseado em sustentabilidade  esteve presente o palestrante  eng. agrônomo  Afonso Peche Filho, que é pesquisador do Centro de Mecanização Agrícola do IAC.

Após as palestras os presentes participaram de uma confraternização com muita moda de viola e apresentação de equipamentos de última geração para condução de parreiras e para embalagem de frutas.

O III Fórum  de Viticultura de Louveira foi organizado pela Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira em parceria com o Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Casa da Agricultura de Louveira (CATI).