Governo | 19/09/2023
IGMA: Louveira está em 1ª no Ranking de Saúde e Bem-Estar na Região Metropolitana de Jundiaí
Estes índices são utilizados no Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que deve ocorrer em dezembro
Com a última atualização em 15 de setembro dos índices do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), em conjunto com o Tribunal de Contas, Louveira está em 1ª no Ranking de Saúde e Bem-Estar entre as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), e em 5ª somando com as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Estes índices são utilizados no Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que deve ocorrer em dezembro. Os dados são atualizados periodicamente e estes índices referem-se à atualização de 15 de setembro deste ano.
"Este é mais um índice que mostra que estamos no caminho certo. Para alcançar esses resultados, nos últimos meses aumentamos consultas, exames e cirurgias, inauguramos o Centro de Referência do Autismo, implementamos o Programa Rede Hospitalar Louveira com um novo hospital em Santo Antônio, apoiamos gestantes e puérperas por meio do Programa Mãe Louveirense, oferecemos reabilitação social para pacientes de saúde mental com a Casa das Oficinas Acalanto, auxiliamos mães com dificuldades na amamentação através do Ambulatório Mamãe Aconchego, tornamos a Caderneta da Criança uma referência nacional e ampliamos para 33 as especialidades médicas na Rede Pública. Além disso, temos realizado diversas campanhas de saúde, promovendo vacinação e ações de prevenção", disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
O IGMA leva em consideração ao todo 67 indicadores. Na categoria de Saúde e Bem-Estar, os indicadores são:
- Cobertura da Atenção Primária
- Expectativa de vida ao nascer
- Números de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes
- Número de profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes
- Taxa de mortalidade infantil
- Percentual de aplicação Saúde - Mínimo constitucional
- Índice Sintético Final Previne Brasil
- Cobertura vacinal
Com 46,48 pontos na categoria, Louveira fica na frente de Jundiaí, Cabreúva, Várzea Paulista, Jarinu, Itupeva e Campo Limpo Paulista. Na Região Metropolitana de Campinas, Louveira fica na 5ª posição.
No Prêmio Cidades Excelentes de 2022, Louveira se destacou e foi finalista na categoria que avalia os investimentos em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Em Sustentabilidade e Saúde, a cidade teve a melhor nota entre todas as cidades da Microrregião de Jundiaí.
Além disso, com os dados do Ranking Connected Smart Cities de 2023, divulgado no dia 4 de setembro, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas e Jundiaí.