Desenvolvimento Econômico | 22/10/2021

HISTÓRIA - Louveira programa eventos na Estação para celebrar 100 anos da primeira viagem de um trem elétrico no Brasil

Comemorações neste final de semana incluem passeio ciclístico com bikes antigas, shows de música e dança, exposições e opções de gastronomia

Louveira comemora neste domingo (24) os 100 anos da primeira viagem de um trem elétrico por uma grande ferrovia na América do Sul com uma série de eventos na Estação Ferroviária.

A viagem inaugural do trem elétrico foi realizada no dia 24 de outubro de 1921 no curto trecho entre Louveira e Jundiaí. O percurso foi percorrido por uma locomotiva da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A viagem abrir um novo momento: o uso de energia elétrica para movimentar os trens. Até então, somente a chamada maria-fumaça, ou as locomotivas a vapor, cortavam o país levando passageiros e cargas.

Para celebrar a data, a Estação Ferroviária de Louveira sedia neste domingo o evento ciclístico Giro Vecchio. A ação, que vai reunir 100 ciclistas de todo o Brasil, traz um grande diferencial: só poderão realizar o trajeto do evento os participantes com bicicletas fabricadas até 1984. Todos estarão vestidos a caráter.

O evento atraiu ciclistas de diversos estados do país, que estarão na cidade durante o final de semana com suas famílias. A ação é mais uma forma encontrada pela Prefeitura para fomentar o turismo em Louveira.

No sábado, a partir das 8h, os inscritos no Giro vão retirar os kits de participação no passeio. No domingo, a concentração está marcada para às 9h30, na Estação Ferroviária.

O circuito será todo sinalizado com setas amarelas e terá aproximadamente 31 quilômetros com 540 metros de altimetria acumulada. A maior parte do trajeto é formada por asfalto, mas alguns trechos são de terra batida. Subidas e descidas se alternam a todo o instante. Destaque para os vinhedos ao longo do caminho. A previsão dos organizadores do evento é de que o trajeto seja concluído até 14h, quando o grupo retornará para o ponto de partida.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus será responsável pelo comando da praça de alimentação, que funcionará na Estação no sábado (23) e domingo (24).

Outra atração do evento, será a Expo Bike que estará aberta ao público no sábado e no domingo, das 8h às 17h, com exposição de bicicletas antigas. Haverá ainda uma exposição de painéis com fotos antigas do trem elétrico, além de shows. Confra a seguir:

Programação de domingo

8h - Abertura de Exposição de painéis com fotos antigas

8h às 17h - Visitação da Expo Bike

8h - Entrega de Kits do Giro Vecchio

9h - Apresentação da Companhia de Dança That Swing

9h30 - Abertura do Giro Vecchio e entrega de homenagens aos ciclistas Murilo Fischer, Ricardo Arap, Evandro de Souza Oliveira, Edson Aparecido da Silva e Reginaldo de Souza Campos

10h - Largada para o Giro Vecchio

11h – Apresentação Yéio Caldana

12h - Retorno dos primeiros ciclistas do Giro Vecchio à Estação

História

Segundo registros históricos, foi graças ao engenheiro e dirigente da Cia Paulista, Francisco Paes Leme de Monlevade, considerado o pai da eletrificação ferroviária brasileira, que as ferrovias do país saíram da lenha e carvão e embarcaram nos volts, watts e amperes.

Ainda em 1921, para gerar energia para as locomotivas elétricas do trecho Campinas- Jundiaí, foi construída a Subestação de Energia de Louveira. Em 1926, o local foi batizado com o nome de Monlevade. Após a mudança para o diesel, a subestação deixou de funcionar, sendo desativada em 1999.

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Louveira tem trabalhado para concluir as obras de restauração da Subestação. Em breve, o imponente prédio histórico será aberto para visitação, consolidando-se como importante ponto turístico não apenas da cidade de Louveira, mas de todo o Brasil.