Governo | 19/10/2022

HABITAÇÃO - Louveira inicia construção de 400 apartamentos populares na Estiva; investimento é de R$ 65 milhões

Imóveis serão destinados aos moradores cadastrados recentemente no Sistema Municipal de Habitação (SIMHAB)

A Prefeitura de Louveira e a Fundação Municipal de Habitação (FUMHAB) estão iniciando a construção de 400 apartamentos populares na região da Estiva. O investimento feito pelo Município será de R$ 65 milhões e a previsão contratual de entrega é de 36 meses. 

Os serviços estão sendo executados pela Construtora Sousa Araújo Ltda., empresa vencedora da Concorrência nº 0001/22. As obras para preparação do terreno, que é de 18 mil m2, tiveram início no começo de outubro. 

De acordo com a FUMHAB, os apartamentos serão destinados aos moradores de Louveira cadastrados do Sistema Municipal de Habitação (SIMHAB), lançado em junho deste ano. 

A lista de cadastros aprovados foi publicada no Diário Oficial do dia 22 de julho de 2022. Contudo, a FUMHAB ainda trabalha na análise dos dados para a conclusão da classificação dos moradores com base nos novos critérios estabelecidos pelo SIMHAB. 

SIMHAB 
Lançado em 9 de junho de 2022, o Sistema Municipal de Habitação (SIMHAB) estabeleceu novos critérios para classificação das famílias que buscam a aquisição de moradias em empreendimentos de interesse social na cidade. Ou seja, a tão sonhada casa própria.

Anteriormente, a seleção das famílias era realizada via sorteio entre os cadastrados na FUMHAB. Com a criação do SIMHAB, a triagem passou a ser feita de forma mais justa, com análise de critérios como tempo de residência na cidade, renda per capita familiar e condições de moradia. Cada um dos itens gera uma pontuação. Os moradores que tiverem mais pontos serão os primeiros beneficiados.

O novo mecanismo tem como objetivo garantir mais eficiência e transparência ao processo de seleção dos beneficiados em programas de moradia popular instalados no município por meio da Fundação Municipal de Habitação de Louveira (FumHab) ou pela iniciativa privada em parceria com o Poder Público.

O prazo para cadastros para essa fase do SIMHAB foi de 11 de junho a 15 de julho de 2022.  Puderam se inscrever pessoas residentes no município de Louveira, devidamente inscritas no Cartão Cidadão, que não sejam  proprietárias ou possuidoras de título de direitos sobre imóvel em qualquer lugar do país.

Residencial Tabarana 
Segundo a FUMHAB, o empreendimento de interesse social deve ser batizado com o nome de Residencial Tabarana, fazendo alusão ao programa ambiental lançado no município que visa a preservação da mata ciliar do Rio Capivari e de nascentes. 

Tabarana é nome popular dado ao peixe que habitava suas águas no passado, um peixe carnívoro, topo de cadeia alimentar, que gosta de viver em águas cristalinas e despoluídas, com matas ciliares intactas.

Dúvidas
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a FUMHAB pelos números (19) 3878-4440, (19) 3878-1960 ou (19) 99413-7803.