Segurança | 13/05/2014

Guarda Municipal de Louveira recebe treinamento para usar equipamentos não letais

Foto: Divulgação

Durante os dias 8 e 9 de maio, o efetivo da Guarda Municipal de Louveira passou por treinamento teórico para utilizar os equipamentos não letais, adquiridos em abril. O arsenal é composto por sprays de pimenta, granadas de luz e som, de pimenta, gás lacrimogêneo e granadas para treinamento.

A instrução foi ministrada pelo GM Jailson, subcomandante da corporação, e pelo inspetor Elias,  ambos formados como instrutores de Operações Não Letais pela mesma empresa que forneceu os equipamentos. Na ocasião, os guardas aprenderam sobre a Legislação referente ao Uso Diferenciado da Força, o Conceito de Não Letal e o correto emprego das armas não letais.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Sidney Juarez Alonso, o treinamento é essencial para se evitar ferimentos graves durante o uso das armas. “É muito importante o guarda municipal adquirir conhecimento sobre esse novo tipo de equipamento, e a consciência de que as armas não letais podem causar ferimentos graves se usados de maneira inadequada. Por isso é imprescindível o treinamento constante”, afirmou Sidney Alonso.

Amanhã (quarta-feira, 14) e quinta (15) os GMs passarão pelo treinamento prático do uso correto dos equipamentos, sentindo inclusive os efeitos dos agentes químicos.