Segurança | 21/12/2022

Guarda Municipal de Louveira celebra 39 anos durante formatura de 13 novos integrantes

A Prefeitura de Louveira aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais na cidade em 2022

Na última terça-feira (20), a Guarda Municipal de Louveira completou 39 anos de existência e, dentro das comemorações, foi realizada uma cerimônia de formatura para os 13 novos integrantes que iniciaram o curso de formação em julho deste ano. O evento aconteceu durante a noite no Buffet Macal. Após 9 anos, a Prefeitura aumenta em 16% o efetivo da Guarda Municipal na cidade.

“Parabenizo a Guarda Municipal pelos 39 anos de serviço e dou as boas vindas aos novos integrantes. A nossa equipe é muito capacitada e juntos vamos trabalhar para melhorar gradualmente o serviço na área de segurança, com os investimentos constantes que temos feito, como a implantação das novas câmeras, a nova central de monitoramento, novos veículos e equipamentos e, agora, o aumento em 16% do nosso efetivo da Guarda, que tanto valorizamos e parabenizamos pela excelência do trabalho”, afirmou o prefeito Estanislau Steck. 

Em 2022, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais na cidade. A ação é inédita nos últimos nove anos, contabilizando agora 94 guardas na equipe. O efetivo da corporação, até 2021 era de 85 integrantes, 4 se aposentaram e o número reduziu para 81.

O último concurso público foi realizado em 2012, sendo chamados em duas turmas, a primeira no mesmo ano e a outra em 2013, até então a última turma a ingressar até 2022. Em julho deste ano, 13 novos integrantes iniciaram o “Programa de Formação da Guarda Municipal de Louveira”, sendo esta a primeira turma formada pela própria instituição através do Centro de Instrução e Formação (CIF) criado pela Lei 2.442 de 2015.

O curso de formação iniciou-se em 11 de julho e foi concluído nesta terça-feira (20). 

A formação totaliza carga horária de 972 horas, em acordo com a matriz curricular nacional de formação de guardas municipais do Ministério da Justiça agregada às disciplinas pertinentes com a realidade do município de Louveira.

Além dos guardas municipais, a cerimônia teve a presença do prefeito Estanislau Steck, do vice-prefeito, Ricardo Barbosa, do secretário de Segurança, Osvaldo Candido. Guardas Municipais da cidade de Vinhedo e representantes da GM de Campinas também participaram. 

"Comemoramos na data de hoje o inicio de uma nova fase na vida desses homens e mulheres que passarão a servir a população de Louveira. Cada munícipe contará com a sabedoria, discernimento, acolhimento e competência dos senhores no exercício da atividade profissional. Como secretario de segurança desta cidade, tenho certeza de que cumprirão essa missão de forma honrosa e digna", disse o Secretario de Segurança, Osvaldo Candido em discurso.

“Trabalho, honestidade e dedicação são três pilares que devemos seguir na nossa vida e na nossa profissão”, finaliza o comandante da guarda, José Aparecido Capaci.