Segurança | 14/01/2013

Guarda Civil Municipal de Louveira diploma 22 novos integrantes

A Guarda Civil Municipal de Louveira realizou na manhã desta sexta-feira (11 de janeiro) a formatura dos 22 novos integrantes da corporação – atrelada à Secretaria de Governo e Comunicação Social. A diplomação, realizada no plenário da Câmara Municipal de Louveira diante dos familiares dos formandos, contou com a presença do prefeito de Louveira, Junior Finamore, da primeira-dama, Marlene Montelato Finamore, da vice-prefeita, Neusa Orestes, do secretário de Governo e Comunicação Social, Hélio Braz, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Louveira, Nilson Souza da Cruz, e diversas autoridades locais e regionais.

Conduzidos pelo comandante da corporação, Israel Andreoli, os novos guardas municipais prestaram o juramento de compromisso em servir a comunidade louveirense. No segundo momento, ao som de fundo do Hino do Expedicionário, os formandos foram convocados nominalmente para receberem o diploma, que permite o exercício pleno de suas funções.

“É muito emocionante poder presenciar este momento tão importante para vocês (Guardas Municipais) e para a Segurança de Louveira. Formar novos guardas foi uma iniciativa louvável, pois a questão da Segurança é um assunto recorrente em nosso município. Com certeza, iremos prover bastantes investimentos nessa área”, disse, em seu discurso, o prefeito Junior Finamore. “Agora, a Guarda Municipal recebe um reforço importante. Acredito que todos nós somos responsáveis pela segurança um dos outros, mas vocês (Guardas Municipais) são os guardiões da cidade, são quem garantem a tranquilidade dos pais de família quando seus filhos não estão em casa, e hoje assumem esse compromisso com muita honra e dignidade”, concluiu Finamore.

O secretário de Governo, Hélio Braz, parabenizou os novos integrantes e disse que a Secretaria está à disposição da corporação. “Esta é com certeza uma conquista muito importante para a vida de vocês. Hoje, é o dia de vocês receberem todo o reconhecimento do esforço que fizeram durante os treinamentos”, disse Braz. “A sociedade louveirense espera que  cumprem o compromisso com muita dedicação e empenho”.

Dos 22 novos integrantes, 17 são homens e cinco são mulheres. E foram para as cinco guardas que a vice-prefeita, Neusa Orestes, direcionou o seu discurso. “Fico muito feliz de ver mulheres corajosas e tão dispostas a proteger os cidadãos louveirenses. Tenho certeza que todos vocês cuidarão com muito carinho da nossa cidade”, disse.

Os recém-formados prestaram, durante quatro meses, aulas de Direito Constitucional, Administrativo e Penal; técnicas operacionais (abordagens a indivíduos a pé e em veículos); Direção Defensiva em quatro e duas rodas; utilização e operação de equipamento de comunicação; aula de Hierarquia e Disciplina; Uso de Equipamento de Proteção Individual; Defesa Pessoal; Técnicas de Tiro Defensivo; Direitos Humanos; entre outras.

Com o início das atividades dos novos guardas municipais, o efetivo da corporação recebe um acréscimo de 33%, chegando a 85 profissionais. O curso de formação foi realizado em parceria com as prefeituras de Vinhedo, Jundiaí e Itatiba.

Jasso / PML