Segurança | 19/02/2014

GM de Louveira participa de treinamento de primeiros-socorros ministrado pela CCR AutoBAn

gm

De 11 a 14 de fevereiro, cerca de 100 membros da Guarda Municipal de Louveira participaram do  treinamento especial de primeiros-socorros ministrado pelos colaboradores do Resgate da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes.  Profissionais da área de enfermagem do Pronto-Socorro do município também acompanham o treinamento.

Entre os principais temas abordados esteve o atendimento inicial a politraumatizado,  noções básicas de primeiros-socorros, como acionar socorro e ajuda; segurança na cena do acidente; parada respiratória e cardíaca; convulsão e reanimação cardio-pulmonar (RCP). O treinamento foi dividido em dois módulos com atividades teóricas e práticas e foi realizado no auditório da Câmara Municipal, das 8h às 17h.

“Os primeiros-socorros requerem técnicas essenciais que podem salvar vidas por isso é sempre importante estarmos atualizados e capacitados. Fizemos um curso no ano passado e essa continuidade é muito importante para fixarmos bem o aprendizado. Quando somos chamados para atender uma ocorrência é sempre um momento de adrenalina então temos que estar muito preparados. Os conhecimentos nesta primeira hora do atendimento são imprescindíveis para que a vítima tenha calma e permaneça imobilizada. Esses primeiros atendimentos e orientações poderão minimizar os resultados decorrentes de uma lesão, reduzir o sofrimento da vítima e colocá-la em melhores condições para receber o tratamento definitivo”, destacou o GM Elias.

Outro participante do curso, o GM Alves, destacou que embora não possuam em suas viaturas os equipamentos para uma remoção assim como existem em ambulâncias e resgates, que a presença dos guardas municipais logo que acontecem os acidentes é fundamental para orientar as vítimas “Em todas as ocorrências  de trânsito os primeiros a chegarem são os GMs e com isso nosso papel se torna importantíssimo, pois orientamos as pessoas e prestamos os primeiros atendimentos até a chegada do bombeiro e das ambulâncias. Os treinamentos e os cursos que participamos aprimoram nossas técnicas e os serviços imediatos prestado as vitimas”, destacou Alves.