Segurança | 21/02/2013

GM de Louveira forma 15 guardas no curso de Ronda Escolar

Rebeca / PML

A Guarda Municipal da Prefeitura de Louveira formou 15  GMs no curso de Ronda Escolar – Projeto Anjos da Guarda, realizada na Guarda Municipal de Americana. As aulas aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2013  e foram coordenadas pela equipe da GM Americana, composta pelo Instrutor de Policiamento, Sebastião Jorge Geraldo, Sub Inspetor Instrutor, Fernando Farias e pelos palestrantes GMs Thiago e Luciana.  A carga horária foi de 25 horas/aula. A equipe de Louveira foi composta pelos GMs Barbosa, Ana Claudia, Paula, Simei, Mascarini, Novaes, Lima, Gomes, Machado, Carlos, Emerson, Adinalva, Scaramel, Gonçalves e Viana. O curso servirá de base para a implantação do projeto Patrulha Escolar, conforme prometido pelo prefeito Junior Finamore em seu Plano de Governo.

Os participantes do curso em Americana foram parabenizados pelo prefeito, que os recebeu em seu gabinete na manhã de segunda-feira, dia 18.  “Vocês têm uma missão muito importante que é cuidar do nosso maior patrimônio, que são as crianças e jovens. Com o policiamento fora, e agora também dentro das escolas, garantiremos a integridade dos estudantes e a tranqüilidade para os pais. Quero parabeniza-los por essa conquista e desejar muito sucesso na implementação do projeto Patrulha Escolhar em Louveira”, afirmou Finamore.

Temas atuais e importantes

No curso da Ronda Escolar foram abordados temas como “procedimentos operacionais da Ronda Escolar”; “aspectos históricos da escola no Brasil e no mundo”; “problemas contemporâneos da Escola Brasileira”; “perímetro de Segurança Escolar”; “abuso sexual contra crianças e adolescentes”; “desenvolvimento de palestras escolares”; “principais crimes e contravenções no Ambiente Escolar”, “linguagem de Libras”;  “manipulação de fantoches”, entre outros.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal de Louveira, Israel Andreoli, o projeto terá todo o apoio e será implantado imediatamente no município para a proteção das crianças e jovens em idade escolar. “Em Louveira serão compostas duas equipes de patrulha, seguindo o modelo da cidade de Americana, que tem um excelente retorno. Os trabalhos abrangerão as rondas escolares e será feita uma parceria com a ‘Educação’ no sentido de estreitar o contato com professores, direção e alunos”, explicou Andreoli.

“Como parte fundamental das novas tarefas da equipe da Patrulha  Escolar estão as palestras socioeducativas e teatro de fantoches nas escolas. O objetivo primordial é que as crianças tenham os guardas como amigos, assim, todos os ensinamentos serão facilmente assimilados”, explicou a palestrante GM Luciana.

De acordo com o GM Barbosa, que será o responsável pela Patrulha  Escolar de Louveira, o projeto será uma referência “A implantação da Ronda  Escolar da Guarda em Louveira é um sonho que tenho desde 1997. Com a chegada do Comandante Andreoli e graças a sua percepção da grandiosidade desta tarefa, agora Louveira terá mais este trabalho de conscientização e inibição do uso de drogas, bulling, abuso sexual e outros assuntos relacionados ao dia a dia das crianças e jovens. Todos os componentes da Patrulha Escolar foram cautelosamente escolhidos e temos a convicção que este trabalho será um sucesso”, afirmou  Barbosa.

Para a GM Paula, que participou do curso, o projeto é muito gratificante. “Trabalhar com crianças é muito importante. Aprendemos muitas coisas sobre bulling, cerol, drogas e outros temas. Agora temos a consciência da importância do nosso papel e iremos desempenhá-lo com muita determinação”, disse.  Já para o GM Gomes, o curso foi bastante produtivo “ expandiu nossos conhecimentos para melhorar cada vez mais o nosso contato com o público e a melhor forma de abordagem a crianças e adolescentes”, completou.

O empenho e interesse dos guardas municipais de Louveira foi elogiado pelo Sub Inpetor Instrutor de Americana, Fernando Faria “Recebemos grupos de muitas cidades para estas aulas, mas a equipe de Louveira foi uma das mais aplicadas e interessadas. Estão de parabéns pelo empenho. A GM de Americana estará de portas abertas para este grupo, para atende-los no que for necessário durante a implantação do projeto”, encerrou Faria.

Jasso / PML