Obras | 09/10/2014

Ginástica Artística da Prefeitura de Louveira terá centro de treinamento

ginastica artistica 10-10

As alunas da ginástica artística da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Louveira  terão um local exclusivo para a prática da modalidade.  As obras de ampliação e adaptação do novo Centro de Ginástica Artística de Louveira tiveram início esta semana e a previsão é de que estejam concluídas até o final do ano.  Com esta medida, e com a contratação de novos  profissionais específicos na área, o número de atletas participantes da escolinha poderá aumentar de 250 para 400 alunos .

De acordo com o secretário de Esporte, Reinaldo Betti, a procura pelas aulas de ginástica artística tem aumentado muito e o novo  espaço, mais amplo e adequado, poderá possibilitar que um número maior de pessoas participem “Temos uma demanda crescente na cidade e a estrutura que a Prefeitura irá disponibilizar para a modalidade vai permitir que mais 150 crianças integrem o grupo. Sem contar que, com o prédio novo,  poderemos viabilizar outros projetos e novas parcerias para o fortalecimento da ginástica artística na cidade”, disse Reinaldo,  que destacou o ótimo desempenho das atletas de Louveira em todos os torneios, inclusive conquistando 34 medalhas nos Jogos Regionais 2014.

Dentre outras coisas, a criação do Centro de Ginástica Artística vai garantir um local permanente para as aulas “As aulas de ginástica artística eram ministradas  no ginásio da Área de Lazer. Sempre que o local era utilizado para a realização de eventos precisávamos desmontar toda a estrutura  e realocarmos para outro lugar. Com a criação deste espaço  exclusivo  não teremos mais este problema e as aulas acontecerão de forma ininterrupta, sem prejudicar o treinamento das atletas”, afirmou o secretário de Esporte.

Atualmente realizadas de forma improvisada na quadra do Ginásio de esportes do Jd. Esmeralda , as aulas de ginástica artística são ministradas pelas professoras Fernanda Figueiredo  Lopes Mergulhão e Simone Ribeiro de Pádua. Dentre todos os grupos de iniciação, intermediário e treinamento, as aulas acontecem todos os dias da semana e este mês também aos sábados  onde estão acontecendo os ensaios da coreografia que será apresentada na abertura da olimpíada estudantil 2014 no dia 18 de outubro às 9h. Esta coreografia conta com a participação de 130 meninas com idades entre 3 e 17 anos.

Estrutura

Localizado na estrada Miguel Bossi,  o galpão disponibilizado pela Prefeitura possui aproximadamente 387 m2  e está sendo ampliado em mais  50m2 de área construída. O local vai abrigar cerca de  10 equipamentos  de ginástica, dentre eles, traves de equilíbrio, paralelas assimétricas, solo, mesa de salto, tumble track, trampolim acrobático (cama elástica) e cerca de 80 colchões específicos para aterrissagem. Para 2015 serão  adquiridos mais materiais para substituir os que estão danificados e mais materiais pedagógicos para a iniciação no esporte.

Para a professora Fernanda Mergulhão essa obra é  uma importante conquista para o Esporte da cidade “No ano que vem completo 10 anos desde o início do meu trabalho nesta cidade e considero uma grande conquista termos  um espaço somente para nossa modalidade. É o que sempre lutamos desde os primeiro momentos  quando apenas tinham 20 meninas e nenhum material ou equipamento que pudesse ser utilizado. Isso foi melhorando com o tempo mas mesmo assim atualmente deixamos de participar de muitos campeonatos que exigem mais treinos, mais planejamento, o qual se torna impossível com tantas interrupções causadas pelo uso do espaço na Àrea de lazer. Cada vez que este material é desmontado e montado novamente, ele se danifica e pode causar graves acidentes com nossas crianças”, disse. “ Com este novo espaço para a Ginástica Artística tenho certeza de que a modalidade será destaque na região e que poderemos participar de mais campeonatos regionais e também de torneios nacionais. Estou muito grata ao secretário  Reinaldo Beti  e a todos que não mediram esforços para mais esta conquista e tenho certeza que nosso trabalho crescerá ainda mais”, comemorou Fernanda Mergulhão.