Esporte, Lazer e Juventude | 16/04/2015

Ginastas da cidade se destacam no Troféu de Ginástica Artística de Louveira

IMG_8069.JPG

A competição realizada no CEIL do Bairro Santo Antônio atraiu mais de 340 atletas mirins de 4 a 17 anos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, realizou no sábado (11 de abril) a 3ª edição do Campeonato Troféu de Ginástica Artística, que atraiu mais de 340 atletas das escolinhas da região no CEIL do Bairro Santo Antônio. O município de Louveira foi representado por 164 meninas, conquistando 28 medalhes em destaques individuais (confira a classificação no site www.louveira.sp.gov.br).

As equipes participantes do troféu foram: Aje (Jundiaí), Prefeitura de Vinhedo, Prefeitura de Campinas, Academia Trajano de Valinhos, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Clube Semanal de Cultura Artística, Colégio Novo Anglo de Vinhedo, Colégio Divino Salvador de Jundiaí, Clube Jundiaiense e o Município Anfitrião, Prefeitura Municipal de Louveira.

A coordenadora e professora da modalidade, Fernanda Mergulhão, avaliou de forma positiva o desempenho das ginastas louveirenses. “Todas as ginastas alcançaram seu objetivo, mas o que mais vale é ver o sorriso destas crianças e adolescentes ao conquistar medalhas, superando suas dificuldades”. Ela ressalta ainda que antes de professores, são educadores e priorizam a qualidade de vida das crianças. “Dentro do ambiente esportivo, as crianças ficam fora das drogas e da violência. Muitas veem no esporte uma opção de ajudar a resolver seus problemas através da distração”, conclui.

Na visão da Secretario de Esporte, Rodrigo Ribeiro os resultados refletem o crescimento da modalidade da cidade. “A ginástica conquista cada vez mais adeptos, mostrando todo o suporte que oferecemos e o incentivo que as crianças recebem para a prática do esporte. Todos esses fatores ficam explícitos quando grandes competições como essa dão certo e acolhe muitos atletas da região”.

Os treinos acontecem no Centro de Treinamento da Ginástica Artística, situado na Estrada Miguel Bossi, todos os dias da semana, em vários horários para atender todas as atletas a partir dos 4 anos de idade. As aulas são ministradas por vários professores e estagiários, para dar todo o suporte físico e mental às atletas. Aos interessados, basta ir ao centro esportivo para experimentar o esporte.

Novos talentos

Os professores estão lapidando novos talentos da ginástica em várias modalidades. Uma das promessas da ginástica de Louveira, Maria Eduarda S. de Oliveira tem 8 anos e treina na cidade há 4 anos. “Não tenho medo dos exercícios, gosto de fazer ginástica artística e de ajudar minhas colegas. Os professores dão muito apoio e nos incentivam para a competição”. O esporte muitas vezes ajuda na vida escolar das crianças. Maria Eduarda vê diferença em sua postura dentro da sala de aula desde as primeiras acrobacias. “Sempre fui boa aluna, mas depois de começar a praticar exercício, ainda mais a ginástica artística, a disciplina que eu consegui é muito importante para manter a concentração dentro e fora da escola”.

Para a atleta, a ginástica não é puramente um hobby. “Gosto de praticar no solo e na trave. Quero treinar muito para futuramente conseguir realizar meu sonho e poder competir”.

Treinamento pesado

A ginástica artística requer determinação, disciplina e coragem dos atletas, a prática desta modalidade ajuda no aumento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, concentração, ritmo e força.

Os treinamentos são intensos e ajudam muito no condicionamento físico. A atleta Gabriela Frezza, de 12 anos, conquistou o 2º lugar no nível Básico III do campeonato Troféu Ginástica Artística. Satisfeita com a colocação no campeonato, ela falou um pouco do dia a dia de uma atleta. “Por ser um esporte que exige muito fisicamente, a saúde sempre está em dia. Tenho cuidado com alimentação e com a minha qualidade de vida, para poder conseguir boas colocações nas competições”, diz Gabriela. “Meu sonho é ficar na área da ginástica como atleta ou professora. Pretendo continuar treinando forte para superar minhas expectativas e representar minha cidade nos campeonatos das regiões”, conclui.

Destaques de Louveira:

INICIANTE 1