Gestão Ambiental | 23/09/2013

Gestão Ambiental promove educação ambiental ‘porta a porta’

Foto: Divulgação

A Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira criou recentemente, em parceria com a Câmara de Louveira, um projeto de educação ambiental ‘porta a porta’.  Denominado ‘Reciclar’, o programa consiste na coleta de informações e orientação sobre os materiais que devem ser acondicionados nos ‘sacos verdes’, distribuídos gratuitamente à população pela Coleta Seletiva da Prefeitura de Louveira.

Os educadores começam os trabalhos a partir da próxima semana nos bairros Vassoural e Residencial Ana Maria. “Eles (educadores) passarão importantes informações aos munícipes sobre a importância da reciclagem, como separar os materiais e o óleo de cozinha usado, e onde acondicionar o saco verde para a coleta”, explica a secretária Municipal de Gestão Ambiental, Rose Skelton. “No final da abordagem será entregue o kit da coleta seletiva, composto por um saco verde e um  panfleto educativo sobre a coleta e o roteiro da coleta seletiva na cidade”.

Promovido em conjunto com os jovens da Pastoral da Ecologia da Paróquia São Sebastião e os Desbravadores da Igreja Adventista, a programação do projeto ‘Reciclar’ prevê visitas em diversas localidades do município. “O objetivo é que os educadores estendam os trabalhos para diversos bairros para atingir o maior número de pessoas, otimizando a coleta seletiva e consequentemente gerando economia em gastos com aterro sanitário, além de promover um ganho ambiental e melhor qualidade de vida ao cidadão louveirense”, diz Skelton.

O projeto ‘Reciclar’ foi concebido em três etapas. A primeira aconteceu no dia 30 de agosto em reunião com todos os envolvidos, quando funcionários da Gestão Ambiental apresentaram temas como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os tipos de resíduos gerados, a problemática dos ‘lixões’, a importância da reciclagem e como fazer a correta separação dos materiais. A segunda etapa consiste na formação dos educadores por meio da disseminação das informações relatadas aos jovens da Adventista e da Pastoral da Ecologia. E, em seguida começa o trabalho de campo, marcado para iniciar já na próxima semana.

Durante este trabalho de conscientização, a Secretaria de Gestão Ambiental fornecerá a todos os educadores todo material necessário, como pastas, canetas, formulários, panfletos, incluindo também água e barra de cereais. No final, todos os envolvidos ganharão certificados de colaboração com o meio ambiente.