Gestão Ambiental | 26/08/2013

Gestão Ambiental e Associação Mata Ciliar devolvem animais silvestres para a natureza

Foto: Divulgação

A secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira e a Associação Mata Ciliar de Jundiaí realizaram na tarde desta quarta-feira (21), a soltura de dois animais silvestres, uma preguiça e um jacu, numa área de mata localizada na Estrada dos Bugios, em Louveira. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela secretaria municipal que está empenhada em proteger toda a fauna e flora do município, preservando todas as espécies existentes nos territórios rurais e urbanos de Louveira. A operação teve o apoio da Guarda Municipal que atende com frequencia  as solicitações da população na captura dos animais que surgem nas pistas, estradas e mesmo em terrenos particulares e residências.

De acordo com informações da secretaria de Gestão Ambiental de Louveira,  esta foi 5ª soltura  de preguiça realizada somente neste ano no município. No caso deste último, o animal foi capturado no dia 18/08, no bairro do Leitão e encaminhado para a Associação Mata Ciliar de Jundiaí, local em que ficou durante quatro dias em observação e recebendo alimenta&cc edil;ão. Segundo a bióloga da Mata Ciliar, Bartira Barbedo, a devolução foi rápida pois o animal não apresentou problemas de saúde “Nosso trabalho foi acolher, examinado-lo e trata-lo. Quando constatamos que o bicho estava bem, a segunda etapa foi estudar um local apropriado para o devolvermos ao município. Com esse trabalho conjunto com as prefeituras garantimos que muitos animais silvestres retornem para seu habitat natural e vivam por muito anos”, disse.

Para a secretária de Gestão Ambiental Rose Mary Skelton, o momento é de grande satisfação  “É emocionante  participar da soltura,  a satisfação do dever cumprido vendo-os novamente soltos na natureza, é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente”, afirmou.

A soltura foi acompanhada pelos biólogos da Associação Mata Ciliar, Rafael Barbosa e Bartira Barbedo, pela equipe de profissionais da secretaria de Gestão Ambiental de Louveira, pela secretária Rose Mary Skelton e pelos Guardas Municipais Maicon e Rocha.