Gestão Ambiental | 08/11/2013

Gestão Ambiental dispõe de 28 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas

Foto: Divulgação

A Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira espalhou 28 caixas em diversos pontos da cidade para coleta de pilhas e baterias usadas. Os locais foram escolhidos de forma estratégica em pontos de livre circulação de pessoas, como prédios públicos, igrejas, mercados e comércio em geral.

O programa de estímulo ao descarte consciente tem a finalidade de implantar o sistema de logística reversa e destinação final após o fim da vida útil desses materiais, o que consiste no retorno do material pós-consumo às fabricantes.

Segundo a secretaria de Gestão Ambiental, Rose Skelton, o intuito é dar uma alternativa para os munícipes descartarem corretamente suas pilhas e baterias devido ao risco de contaminação ambiental e possíveis danos a saúdes causados por substâncias químicas encontradas nesses materiais. “Há estudos que apontam que algumas substâncias encontradas nas pilhas e baterias podem levar à anemia, problemas neurológicos e desenvolvimento de câncer. No meio ambiente, o descarte irregular pode atingir os lençóis freáticos, o solo e a alimentação”.

A logística reversa funciona com o auxílio de uma instituição autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Sempre que atingidos 30 quilos de coleta, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental entra em contato com os integrantes do programa ‘ABINEE Recebe Pilhas’, que efetua a coleta gratuitamente. A ABINEE (Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica) fica responsável pelo serviço de logística reversa das pilhas comuns de zinco manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis.

Pontos de coleta:

Prefeitura Municipal de Louveira