Gestão Ambiental | 05/04/2021

GESTÃO AMBIENTAL - Coleta seletiva chega a dezoito anos com participação de toda a sociedade

A coleta seletiva é um programa realizado no município desde 2003, motivo de orgulho para todo morador louveirense e exemplo para diversas cidades do Brasil.

O sucesso não é mérito apenas da Prefeitura Municipal de Louveira, mas de todo cidadão que está envolvido com o programa de alguma maneira, desde a pessoa que realiza a separação dos recicláveis em casa, no trabalho, o coletor que é responsável pela retirada dos sacos, o motorista da prefeitura que leva até o CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) e o pessoal que faz o recebimento e a triagem dos materiais no CGR, entre outros envolvidos.

O programa faz parte do dia a dia da cidade de Louveira, que atende um cronograma semanal passando por todos os bairros. (como mostra a imagem).

São distribuídos sacos verdes como incentivo à coleta seletiva, onde devem ser colocados apenas os materiais recicláveis, que são eles: PAPEL, JORNAL, PAPELÃO, PLÁSTICOS, VIDROS, METAIS, ISOPOR, ÓLEO DE COZINHA (armazenados em garrafas pet) e ELETRÔNICOS.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para que as pessoas que manuseiam os sacos verdes não possam se ferir e nem causar nenhum acidente com terceiros: 

- O saco verde deve estar muito bem amarrado ao colocá-lo na rua;
- Ao colocar materiais cortantes como vidros, copos quebrados, facas, embale-os de forma segura e coloque um aviso para que o coletor não se machuque;
- JAMAIS coloque seringas, agulhas (materiais perfurocortantes, devem ser descartados nos postos de saúde em coletores específicos) e nenhum outro tipo de material descartável como máscaras e luvas (que devem ser embalados e descartados em lixo comum);
- Ao descartar o óleo de cozinha o mesmo deve ser colocado numa garrafa pet bem fechada;
- É sempre importante lavar previamente embalagens de leite, molho de tomate, marmitas entre outras, a limpeza agrega valor ao material.

LEMBRE-SE: o saco verde, de acordo com o Decreto Municipal n° 5161 de 30 de janeiro de 2019, só pode ser retirado por pessoal autorizado pela Prefeitura Municipal de Louveira, para que a logística e o Programa Municipal de Reciclagem, não sejam prejudicados, o descumprimento da referida Lei poderá acarretar em penalidades como a apreensão do material coletado indevidamente até penalidade de multa.