Governo | 29/01/2013

Geraldo Alckmin inaugura trecho da Anhanguera e anuncia nova faixa na Romildo Prado

Jasso / PML

A visita do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Louveira na tarde do último sábado (26 de janeiro) foi bastante proveitosa para a cidade e toda a região. Além de inaugurar nove quilômetros de faixa adicional na rodovia Anhanguera (do Km 62 ao 71 – sentido Jundiaí), Alckmin adiantou o lançamento da implantação de mais uma pista na Romildo Prado (SP-063) –conexão entre Louveira e Itatiba – e solicitou à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) a ampliação do Trevo de Louveira.

O anúncio das obras foi feito durante a cerimônia realizada próximo ao Trevo de Louveira, que contou com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, dos prefeitos de Itupeva e Várzea Paulista, Ricardo Bocalon e Juvenal Rossi, do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, do prefeito de Valinhos, Clayton Machado, assim como dos deputados federais Célia Leão, Luis Fernando Machado, Aline Corrêa e do deputado estadual Cauê Macris (PSDB). O secretário Estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, o presidente da Autoban, Maurício Vasconcelos, o vice-presidente da CCR, Ítalo Roppa, a diretora geral da Artesp, Karla Bertocco e o diretor de investimentos da Artesp, Theodoro Pupo, também marcaram presença.

Em seu discurso, o prefeito Junior Finamore afirmou que é uma honra receber tantas autoridades no município e reiterou o potencial de desenvolvimento de Louveira. “É com muita satisfação que recebemos este benefício que irá refletir positivamente em nossa cidade. Esta nossa região é muito produtiva e o nosso desafio é traduzir este desenvolvimento em qualidade de vida à população, composta por pessoas de várias regiões do Brasil e que contribuem para o crescimento da cidade com muito trabalho e dedicação”, disse o prefeito que, em seguida convidou o Governador para a Festa da Uva de Louveira, que será realizada em maio.

Após anunciar obras de infraestrutura na região, o governador Geraldo Alckmin afirmou que “tudo em Louveira é farto, o setor industrial está em constante crescimento, o setor de logística é bastante desenvolvido e a agricultura é uma atividade histórica na cidade”. Ele afirmou ainda que irá voltar à região, em abril, para a inauguração da terceira faixa pista norte da Anhanguera, no trecho entre Louveira e Vinhedo, e agradeceu o convite à tradicional festa da uva da cidade.

Outra necessidade de Louveira na questão da ‘Mobilidade e Trânsito’ pode ser solucionada em breve. O Governador aproveitou o encontro para solicitar à Artesp a criação de um projeto para ampliação do Trevo de Louveira. “O trevo se tornou pequeno para a quantidade de carros que o utilizam, e esta quantidade cresce cada vez mais, por isso é essencial a obra de ampliação”, justificou o Governador.

A terceira faixa da Romildo Prado e a ampliação do Trevo de Louveira devem diminuir consideravelmente o trânsito na região. De acordo com o prefeito de Louveira, Junior Finamore, esta questão é uma necessidade antiga da população e uma das prioridades da sua administração. “Pouco antes de assumirmos, já antecipamos as tratativas, junto à diretoria da Artesp, para que os projetos da ampliação do trevo e da construção da terceira faixa se tornassem realidade em nossa cidade”, conta o prefeito. “Este é um grande passo para solucionarmos os problemas de trânsito da região, que vem aumentando na medida em que a nossa frota de veículos está em expansão”, concluiu.

A deputada federal Célia Leão, por sua vez, afirmou que a nova faixa vai gerar um ganho no desenvolvimento econômico da região e na segurança nas pistas. “Esta é uma grande obra que irá garantir o desenvolvimento e a segurança, além de aproximar as pessoas do lazer e melhorar o acesso entre as cidades da região”, destacou a deputada. Já o deputado Luis Fernando Machado disse que “Louveira é uma cidade progressista”, onde ele teria “orgulho em morar”, e salientou os benefícios das obras de infraestruturas anunciadas, no sentido de atrair novas indústrias para a cidade.

A construção dos nove quilômetros que correspondem a terceira faixa da Rodovia Anhanguera entre Louveira à Jundiaí recebeu investimentos de R$ 13,1 milhões e irá beneficiar 35 mil veículos que transitam diariamente pelo trecho, sobretudo os moradores de Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e Itatiba. Além dos benefícios na questão da segurança nas pistas, tanto esta obra quanto a construção do trecho norte irá impulsionar a economia local, já que o acesso das indústrias da cidade será facilitado.

Convite à Festa da Uva

Durante a cerimônia, o prefeito de Louveira, Junior Finamore entregou nas mãos do governador Geraldo Alckmin uma cesta de frutas cultivadas em Louveira e o convite para participar da 46ª Festa da Uva e 3ª Festa do Caqui.

“É com muita honra que convido o Governador para comparecer a uma festa tão tradicional da nossa cidade, e a primeira organizada pela nossa Administração. Também é uma forma de agradecê-lo pela presença e pelo apoio ao nosso projeto de melhorar o trânsito de Louveira”, disse o Finamore.

A Prefeitura Municipal de Louveira realizará a 46ª edição da Festa da Uva e 3ª ExpoCaqui, nos dias 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio,  na Área de Lazer do Trabalhador

Jasso / PML