Cidadão

Empresa

Servidor

Fundo Social de Solidariedade | 12/06/2023

Fundo Social realiza reunião para discutir cadastro unificado das famílias de Louveira

A Presidente do Fundo Social, Magali Steck, recebeu a Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin e todos os representantes das entidades associadas

Na última quarta-feira (7), a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Magali Steck, recebeu a Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin e todos os representantes das entidades associadas para uma reunião. O objetivo do encontro foi discutir a importância do cadastro unificado de todas as famílias atendidas na cidade, o mapeamento de informações da rede socioassistencial e a melhoria do atendimento.

“Hoje, Louveira já atende diversas pessoas através de políticas públicas e campanhas, e esse encontro é importante para mapear um plano que abranja todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, entendendo como podemos melhorar o atendimento e alcançar todos que precisam”, disse a presidente do Fundo Social, Magali Steck. 

O Fundo Social de Solidariedade de Louveira tem como principal objetivo criar condições financeiras e de administração de recursos destinados ao financiamento de ações para o atendimento e assistência à população vulnerável a fim de melhorar a qualidade de vida e a cidadania plena do Município de Louveira. Para isso, o Fundo Social de Solidariedade articula ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos dos governos municipal, estadual e federal e com a sociedade civil.

Atualmente, o Fundo Social tem 12 entidades cadastradas, sendo elas:
- Centro Espírita “Caminho, Verdade e Vida” – CECVV 
- CONSEPAS - Conselho de Pastores de Louveira 
- Igreja Comunidade Cristã da Família
-  Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Louveira 
- Associação Juntos Podemos Mais - AJPM
- Pastoral da Criança – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Louveira
-  Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos)
-  Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira - Cielo
-  Cáritas Paroquial
-  Centro Reformista de Assistência Social “O Bom Samaritano”
-  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE
- Associação de Moradores de Bairro do Monterrey

O Fundo Social realiza ações de arrecadação e direciona os produtos as entidades, que distribuem para as famílias associadas. Estão sendo realizadas a Campanha do Agasalho, o programa Mãe Louveirense, o projeto Taba Ecobag como forma de incentivo às doações, e ações pontuais de arrecadação de alimentos como o Louveira Contra a Fome. Além disso, no próximo mês a unidade passa a oferecer cursos com 20% das vagas reservadas para pessoas de baixa renda.

“São atribuições da Secretaria de Assistência Social gerir e coordenar ações políticas com o objetivo de promover programas, serviços e projetos de atendimento aos indivíduos e famílias, garantindo seus direitos sociais básicos”, disse a Secretária Ana Aparecida Bichara Melin.

A Secretaria de Assistência Social oferece programas como o Prato Cheio e a Operação Inverno, além de campanhas pontuais como 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Semana do Brincar, a Semana da Mulher, entre outras.