Fundo Social de Solidariedade | 08/12/2023

Fundo Social realiza reunião de balanço na próxima terça-feira (12)

O ano de 2023 está acabando e com isso, a Prefeitura de Louveira apresenta o balanço das ações do Fundo Social de Solidariedade ao longo do ano. Na próxima terça-feira (12), o Fundo Social realizará uma reunião de balanço com empresários parceiros e na sexta-feira (15) com as entidades sociais parceiras, para apresentar, entre programas e ações, tudo que foi realizado.

Confira os principais programas do Fundo Social em 2023:

MÃE LOUVEIRENSE

Mãe Louveirense é um importante programa realizado pela Prefeitura de Louveira que foi lançado no dia 23 de Março deste ano; ao todo, o programa já contemplou mamães de toda a cidade com 340 enxovais, que contêm fraldas, sabonete líquido glicerinado, absorvente noturno, termômetro digital, banheira, kit de higiene com escova, pente, tesoura para unhas e aspirador nasal, mochila, toalha fralda de banho com capuz, cobertor, conjunto de pagão com calça, kit com três pares de meia, calça (mijão), body manga curta, saída de maternidade contendo macacão, manta em algodão, touca e sapatinho e uma embalagem em TNT com o logo do programa. 

O programa tem como objetivo incentivar a participação das mães nas consultas de pré-natal e garantir apoio às gestantes desde os primeiros momentos, assim, dando suporte à maternidade e primeira infância, tanto que, Louveira possui o melhor índice de pré-natal de toda a região, de acordo com a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), em 2022, Louveira registrou 710 nascimentos. Destes, 663 mães concluíram pelo menos sete consultas de pré-natal, representando a porcentagem de 93,38%. Esse índice coloca Louveira em 1º lugar entre as cidades da região de Jundiaí e Campinas, e em 37º no Estado de São Paulo.

TABA ECOBAG

Outro programa importante é o Taba Ecobag, que também foi lançado em março de 2023, no dia 28.  Aliando solidariedade e sustentabilidade, a Taba Ecobag são sacolas recicláveis confeccionadas a partir de lonas reutilizáveis, dando assim uma destinação ambiental correta. Além disso, o material tem boa resistência, portanto, podem ser utilizadas para carregar compras de supermercado, feiras, materiais escolares e entre outros usos. Você pode adquirir sua Taba Ecobag trocando por um litro de leite nos dias e locais de troca, que são divulgados através do site e redes sociais oficiais da Prefeitura de Louveira, todo o leite arrecadado é destinado para pessoas e entidades assistidas pelo Fundo Social. O programa Taba Ecobag é ligado ao Projeto Tabarana, que tem uma série de ações e investimentos na cidade, sobretudo ações de saneamento, ambiental e Educacional, com o objetivo de retornar o peixe Tabarana, característico de águas limpas, ao Rio Capivari, como símbolo maior de investimentos ambientais na cidade.

ESTALOU

Também neste ano, em Maio, a Prefeitura de Louveira, por meio do Fundo Social, anunciou a criação do programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio, chamado EstaLou (Estágio Louveira). O programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. Ao todo, são 50 vagas que atuam em diversas secretarias da Prefeitura, recebendo uma bolsa auxílio de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil. 

Já entre ações, o Fundo Social também possui uma lista extensa de atividades realizadas, sendo elas:

CURSOS DE CUIDADOR INFANTIL E CUIDADOR DE IDOSO

Em Junho, o Fundo Social lançou pelo NUCCA os cursos de cuidador infantil e cuidador de idoso, que formou 31 alunos no último mês de outubro, estas foram as primeiras capacitações oferecidas pela entidade, tornando-se um marco neste novo modelo de gestão implantado pela Prefeitura. O objetivo dos cursos é a formação de profissionais que atendem nos cuidados dessas pessoas, considerando suas necessidades específicas. No caso das crianças, o foco está no desenvolvimento físico e psicossocial, abrangendo aspectos como higiene, conforto, alimentação, saúde e entretenimento. Já para os idosos, o objetivo é promover um envelhecimento saudável, com ações voltadas para preservar a autonomia e independência, bem como garantir o bem-estar social, familiar e ético.  Além disso, busca-se promover a inclusão e fortalecer as relações da criança com seus pares, familiares e profissionais das áreas de educação e saúde.

SOS LITORAL NORTE

Após fortes chuvas que atingiram o Litoral do estado de São Paulo no início do ano, o Fundo Social de Louveira realizou uma mobilização na cidade que arrecadou água mineral, produtos de higiene e limpeza, alimentos, roupas e cobertores para as vítimas. Ao todo, foram recebidos nos postos de arrecadação do Município aproximadamente 2.500 litros de água, 1.850 kg de alimentos, mais de 20 mil peças de roupas, calçados e brinquedos e 610 kg de produtos de higiene.

LOUVEIRA CONTRA A FOME

Durante o mês de abril, o Fundo Social, junto às Entidades Sociais de Louveira, realizou a ação “Louveira Contra Fome”, que arrecadou 4,5 toneladas de alimentos não perecíveis e 623 litros de leite. Ao longo do dia 1° de Abril, dois pontos da cidades coletaram as doações no formato drive-thru, com intuito de gerar avanços para segurança alimentar 

CAMPANHA DO AGASALHO

Entre os meses de abril e julho, o Fundo Social realizou a Campanha do Agasalho, que contou com 24 pontos de coleta em todo o município,  sendo 9 abertos ao público, 6 em empresas e 9 condomínios. A Campanha foi finalizada com a arrecadação de 7 mil peças de roupa e 550 cobertores, sendo desses 300 comprados pela prefeitura, 200 doados pelo Estado e 50 pelos munícipes.

E o ano ainda não acabou, o Fundo Social se prepara para receber o SEBRAE mulher. O prédio do  Fundo Social contará com um ponto de atendimento para facilitar o acesso a atendimento especializado das mulheres empreendedoras de Louveira.

Essas são algumas das ações realizadas pelo Fundo Social, que ainda englobam a 1ª Caminhada das Flores, em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, que reuniu cerca de 400 pessoas no  Parque Luigi Martini, arrecadação e distribuição de absorventes através do Programa Pobreza Menstrual, em julho o Fundo Social solicitou a Receita Federal doação de produtos apreendidos para famílias em situação de vulnerabilidade, entre muitas outras.

As ações realizadas pelas secretarias e demais parte da Prefeitura de Louveira são assiduamente divulgadas no site oficial e redes sociais da Prefeitura.