Cidadão

Empresa

Servidor

Fundo Social de Solidariedade | 07/07/2023

Fundo Social marca presença durante encontro em Bragança Paulista e projetos de Louveira recebem elogios

Objetivo foi promover a troca de experiências entre os municípios sobre projetos sociais realizados por cada município

Na última quinta-feira (6), a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Louveira e primeira-dama, Magali Steck, ao lado de sua assessora Eliana Thomaseto e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Pedro Geraldo de Campos Neto, marcou presença no encontro regional em Bragança Paulista. Representantes de 645 municípios paulistas estiveram presentes, e este foi o último evento de de uma série de 16, que tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os municípios sobre projetos sociais implementados por cada prefeitura.

Os programas do Fundo Social de Louveira foram alvo de muitos elogios da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.

“Ficamos felizes que o município de Louveira seja referência quando se trata do trabalho social no Estado de São Paulo. Nos últimos seis meses intensificamos muito nossas ações e iniciamos uma série de novos projetos sempre visando a qualidade de vida para os moradores de Louveira”, disse o prefeito Estanislau Steck.  

O Fundo Social de São Paulo vai produzir um catálogo oficial com destaque para as principais iniciativas do estado, com base nos encontros. A publicação está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023. 

“Ficamos muito agradecidos em ter nosso trabalho enaltecido pela primeira-dama de São Paulo, e a pedido dela estamos preparando um escopo com cada um dos projetos de destaque que elaboramos no Fundo Social de Louveira, como o Taba Ecobag, Mãe Louveirense e o EstaLou. A apresentação dos programas foram possíveis graças ao link gerado por QR Code que direcionava para um vídeo com um resumo das ações”, explicou Magali. 

O Taba Ecobag, em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental, é um projeto no qual a população pode trocar 1 litro de leite por sacolas recicláveis, e até junho foi realizada a troca de 120 produtos. 

O programa Mãe Louveirense teve sua estreia em março deste ano, e desde então já realizou a entrega de 200 kits enxovais. Realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, o objetivo é promover a participação das mães nas consultas de pré-natal e garantir o apoio às gestantes através dos kits, que contém diversos itens de higiene, roupas e uma bolsa.

O Fundo Social também é parceiro da Secretaria de Administração no EstaLou, um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Com o nome de EstaLou (Estágio Louveira), o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.

Ainda, em julho deste ano, o Fundo Social de Solidariedade de Louveira, em parceria com o Nucca (Núcleo de Capacitação de Louveira) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a oferecer pela primeira vez cursos na entidade. Os cursos de cuidador infantil e cuidador de idosos para moradores a partir de 18 anos de idade começaram em 10 de julho, e desde maio foram realizadas obras para sala de adaptação onde serão realizados os cursos.