Finanças | 09/02/2023

Fundo de Previdência reforça obrigatoriedade da prova de vida pelos aposentados e pensionistas municipais

A comprovação deve ser feita em qualquer agência do Banco Bradesco até o último dia útil do mês de aniversário. São cerca de 390 beneficiários em Louveira

O Fundo de Previdência Municipal reforça a necessidade de os aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida anual para garantir o recebimento dos benefícios. Caso não seja feita, o beneficiário terá o pagamento suspenso.

A comprovação é realizada exclusivamente nas agências do Banco Bradesco. A vantagem é que ela pode ser feita em qualquer município do Brasil e não mais no Fundo de Previdência, como antes. Esta mudança aconteceu ainda em janeiro de 2022, com objetivo de facilitar o acesso ao serviço, dando autonomia para os servidores realizarem a prova a partir de qualquer cidade ou Estado.

"O Fundo de Previdência tem em sua folha de pagamento cerca de 390 beneficiários, entre aposentados e pensionistas, e esta forma de comprovação na agência bancária facilita muito a vida dessas pessoas, porque assim elas não precisam mais vir até a Prefeitura, como acontecia em anos anteriores, e podem procurar a agência mais próxima de onde moram", explica o Prefeito Estanislau Steck.

A comprovação anual de vida é obrigatória e deve ser realizada até o último dia útil do mês de aniversário do beneficiário, preferencialmente entre os dias 11 e 25.

Se não conseguir comparecer
Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, seja por motivo de doença ou impossibilidade de locomoção, e não possuir representante legal, pode apresentar atestado médico ou declaração legal para o Fundo de Previdência em até 15 dias após o prazo. Neste caso, a instituição realiza uma visita social para realizar a prova de vida.

Residentes no exterior
Beneficiários que vivem fora do Brasil devem realizar a prova de vida na representação diplomática brasileira do país em que estiver ou mediante representante legal nomeado no Brasil.

Representante legal
Em caso de ser o representante do aposentado/pensionista (curador, procurador, tutor, guardião ou genitor), deve-se comparecer à agência do Bradesco portando todos os documentos beneficiário e do representante, citados acima, além de um documento que comprove a representação, como certidão de curatela, procuração pública ou termo de compromisso.

Prova de Vida
Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve comparecer a uma agência do Banco Bradesco portando os seguintes documentos:
- Documento com foto (RG, Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Reservista ou Carteira de Identificação de Entidade de Classe);
- CPF;
- Comprovante de residência com data de expedição de até 90 dias;
- Em caso de pensionistas, deve-se apresentar também a certidão de casamento atualizada com data de expedição de até 90 dias;
Cópias autenticadas são aceitas, desde que não apresentem rasuras e sejam legíveis.

Dúvidas ou informações:
O Fundo de Previdência Municipal de Louveira atende ao público no endereço Rua Sebastião Verardo, 150 – Vila Bossi – Louveira/SP, WhatsApp (19) 99804-6744 e pelo telefone (19) 3878-1623, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.