Assistência Social | 22/09/2023

Funcionários da Prefeitura participam de vivência na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta quinta-feira (22), os funcionários do Paço Municipal de Louveira foram convidados, pela secretaria de Assistência Social, a participarem de uma vivência referente a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Cerca de 50 funcionários participaram de duas atividades, a primeira foi com objetivo de se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência e sentir as dificuldades do cotidiano, travando a noção de espaço e equilíbrio; já a segunda, a empatia e o auxílio ao próximo foram temas, a vivência se baseou em um guia acompanhar um deficiente visual ao caminhar e  transpor obstáculos. Mostrando a importância de podermos auxiliar e estarmos preparados, ou seja, sabermos como guiar um cego caso encontre  alguém que precise de ajuda seja ao atravessar a rua ou em qualquer outro ambiente.

“A inclusão é prioridade da gestão e por meio do trabalho de todas as secretarias, a Prefeitura tem avançado de forma a ofertar atendimento digno e igualitário para toda a população e em todos os ambientes públicos”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Além das vivências, a equipe do núcleo de ações coletivas trouxe Renan Azevedo, deficiente visual, já conhecido na cidade por seu trabalho como educador físico, para um alongamento às cegas e uma conversa de conscientização com os funcionários.

SOBRE A CAMPANHA
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. A data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período. O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade.