Educação | 02/07/2013

Formatura dos alunos do Proerd aconteceu nesta segunda, dia 01

Foto: Divulgação / PML

Na manhã desta segunda-feira, dia 01/07, aconteceu a formatura dos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Ceil II e Vila Pasti, no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. O curso, promovido pela Polícia Militar em parceria com a secretaria Municipal de Educação, teve a duração de 10 semanas e certificou aproximadamente 165 crianças. O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. As aulas foram ministradas pelo instrutor PM Alex, sob a orientação do 3º Comandante da PM, Sidney Mendonça, do 49º Batalhão da PM do Interi or.

Na solenidade, em saudação aos formandos, a vice-prefeita Neusa Orestes  parabenizou a todos e falou da importância dos ensinamentos do programa “Este curso com certeza vai influenciar positivamente no futuro dessas crianças que agora ficaram ainda mais esclarecidas   quanto aos perigos das drogas e do álcool. Este é um belíssimo trabalho da Polícia Militar junto às nossas crianças”, disse.

A secretária de Educação, Letícia Serpa, elogiou a atuação do instrutor da PM e dos pais “O PM Instrutor Alex desenvolveu um excelente trabalho com muito carinho e atenção para com as nossas crianças. Fico feliz também por ver o envolvimento dos pais, que deram apoio ao Proerd e que hoje estão presentes neste momento de comemoração e formatura. O envolvimento da família é fundamental para uma vida saudável e segura, longe das drogas e das más companhias”, disse a secretária.

Durante a cerimônia, aconteceu a apresentação da Banda Progresso Louveirense e houve duas apresentações dos alunos do Ceil e da EMEF Vila Pasti. Também foram premiadas as melhores redações dos alunos do Proerd 2013.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Neusa Orestes, a primeira-dama Marlene Finamore, a secretaria da Educação Letícia Serpa, o 3º Comandante da PM Sidney Mendonça, os diretores Wagner e Juliana Eusébio, vereadores, membros da polícia militar, professores, familiares e amigos.

PROERD

Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 5ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis. As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.