Educação | 30/06/2023

Formatura do Proerd reúne mais de 430 alunos municipais na Área de Lazer

Prefeito Estanislau Steck participou da cerimônia que aconteceu na noite desta quinta-feira (29); o Programa Educacional realizado em parceria com a Polícia Militar tem como objetivo orientar os alunos quanto à resistência às drogas e à violência; participam do Proerd os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação e parceria com a Polícia Militar, realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Foram 432 formandos das escolas EMEB Frederico Pagotto, Ceil bairro, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF José Odair Montelatto. A cerimônia foi realizada no ginásio da Área de Lazer do Trabalhador, na noite desta quinta-feira, 29 de junho. O Prefeito Estanislau Steck participou da formatura, acompanhado pela primeira-dama, Magali Steck, a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, e o vice-prefeito, Ricardo Barbosa. Também esteve presente na cerimônia o vereador Helinho.

“A Prefeitura de Louveira é parceira da Polícia Militar neste programa tão importante para a orientação das nossas crianças; assim como somos parceiros também da Guarda Municipal com objetivo de garantir a segurança dos alunos. O Proerd é fundamental dentro de um processo que trabalhamos de forma intensa aqui em Louveira, que é fortalecer esse vínculo da comunidade com as escolas, aproximar a família do ambiente escolar, e orientar as crianças sobre os males causados pelas drogas e pela violência, e, principalmente, ensiná-las a como dizer ‘não’, dar instrumentos para elas que elas possam compreender isso e  ter confiança, autoestima e autonomia para de defender, caso passem por este tipo de situação. É um trabalho pedagógico fundamental e que faz a diferença na sociedade ”, destacou o Prefeito Estanislau Steck.

O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência. Com duração de 4 meses, as palestras são focadas nas atitudes que as crianças devem ter para resistir às pressões diretas ou indiretas em relação ao uso de drogas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. O Proerd oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência socioemocional, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resolução de conflitos.