Educação | 01/12/2023

Formatura do Proerd reúne 250 alunos da região central e Monterrey

Prefeito Estanislau Steck participou da cerimônia que aconteceu na noite desta quinta-feira (29) na Área de Lazer; foram formados os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das escolas CEIL Centro (Profª Aparecida E.G. Yembo), EMEF Vila Pasti e EMEF Ângelo Argenton Filho, e também alunos das escolas privadas Colégio Via Brasil e Escola Cristã Videira

Tradicional programa de prevenção às drogas voltados às crianças, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado em parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, teve ontem mais uma formatura em de Louveira. A cerimônia reuniu 250 crianças da rede municipal de ensino na Área de Lazer na noite desta quinta-feira (29) - alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das escolas CEIL Centro (Profª Aparecida E.G. Yembo), EMEF Vila Pasti e EMEF Ângelo Argenton Filho e também alunos das escolas privadas Colégio Via Brasil e Escola Cristã Videira.

O Prefeito Estanislau Steck participou da formatura, acompanhado pela primeira-dama, Magali Steck, a Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e dos vereadores Helinho, Fábio Borriero e Marquinhos Deca.

Esta é a segunda formatura do Proerd realizada neste ano; a primeira envolveu 432 alunos da região do Santo Antônio, das escolas EMEB Frederico Pagotto, Ceil Bairro, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Melissa Sicalhoni e EMEF José Odair Montelatto.

O Programa teve ainda neste ano, pela segunda vez em Louveira, o Proerd Kids, a versão infantil do programa institucional da PM de resistência às drogas e à violência voltado às crianças da Educação Infantil, com idades entre 5 e 6 anos. Mais de 800 alunos nesta fase receberam conteúdo de orientação sobre segurança pessoal e educação no trânsito, ministrado pelo policial orientador de maneira lúdica, adequada à idade delas.

O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência. Com duração de 4 meses, as palestras são focadas nas atitudes que as crianças devem ter para resistir às pressões diretas ou indiretas em relação ao uso de drogas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. O Proerd oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência socioemocional, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resolução de conflitos.