Fumhab - Habitação | 07/06/2018
Fiscalização da Fumhab garante moradia para quem mais precisa
Avaliação do perfil social é um trabalho contínuo e permanente
Com o objetivo de garantir benefício transparente e justo para os que mais precisam, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Habitação (Fumhab), fiscaliza os perfis de contemplados e candidatos a projetos de moradia popular.
O trabalho de fiscalização é permanente e inclui análise das informações do Cadastro de Interesse a Moradia (CIM), entrevista social e verificação dos dados em inspeções no próprio local. Quando é constatado algo fora dos critérios, o imóvel é destinado para o próximo da lista de cadastrados.
Mais moradias
Em janeiro deste ano, a Prefeitura fez a entrega das chaves de 191 casas para famílias de baixa renda no Mirante Santo Antonio e estão em andamento outros projetos que irão viabilizar mais de 600 moradias populares.
Legalização de imóveis
Outra ação da Prefeitura em prol do direito à moradia é a regularização fundiária, que é um processo de legalização de imóveis que passam a ter Escritura Pública. Com isso, as famílias têm segurança jurídica e a possibilidade de hipotecar, vender ou transferir a residência para herdeiros.
O benefício também chega para as áreas legalizadas com a implantação de melhorias na infraestrutura, como asfalto, redes de água e esgoto e outras estruturas urbanísticas, sociais e ambientais que são compartilhadas com todos os munícipes. Este trabalho é realizado em cerca de 10 bairros e já foram entregues mais de 600 escrituras.
Parcelamento de débitos
A Prefeitura concedeu aos moradores do Núcleo Habitacional Vassoural a possibilidade de parcelar dívidas do imóvel em até 36 meses. A iniciativa tem o objetivo de facilitar o pagamento de mensalidades atrasadas.