Assistência Social | 23/05/2022
FIQUE ATENTO - Beneficiários cadastrados em programas sociais precisam atualizar os dados do Cadastro Único
Recadastramento é exigência do Governo Federal; caso moradores não façam a atualização no prazo, cadastro se torna inativo, o que pode levar a cancelamento de benefícios

A Prefeitura de Louveira segue convocando os beneficiários do auxílio municipal emergencial, com cadastros desatualizados há mais de dois anos, para revisão e atualização dos dados contidos no Cadastro Único para Programas Sociais.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 1.190 beneficiários precisam passar pelo processo. O número equivale a 37% do total de 3.233 famílias inscritas no programa.
Durante as semanas de entrega das cestas de alimentos, os beneficiários identificados recebem um informativo sobre a necessidade de atualização cadastral, com a indicação de contato institucional para agendamento do atendimento. Em seguida, os moradores devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no dia e horário indicados.
Recadastramento
O recadastramento é uma exigência do Governo Federal e deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos.
O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, além dos auxílios municipais. A busca ativa das famílias em Louveira tem como objetivo auxiliar os moradores para minimizar os riscos de suspensão destes benefícios.
Ao realizarem o cadastro, as famílias assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais. Diante de qualquer alteração é necessário atualizar os dados.
Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas:
- nascimento ou morte de alguém da famílias;
- saída de um integrante para outra casa;
- mudança de endereço;
- entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
- aumento ou diminuição da renda, entre outros.
Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente. A medida é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive — é o que se chama cadastro qualificado.
Caso os moradores não façam a atualização dos dados dentro do prazo, o Castrado Único se torna inativo, o que pode ocasionar o cancelamento de benefícios.
Documentos
Para a atualização do cadastro o titular deve procurar o seu CRAS de referência munido dos documentos abaixo. Importante destacar que deve ser apresentado os documentos de todos os moradores da casa, independente de vínculo parentesco.
MAIORES DE 18 ANOS
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho (papel) / carteira de trabalho digital (print da tela);
- Certidão (Nascimento / casamento);
- Comprovante de endereço (Conta de água, luz ou telefone);
- Título de eleitor;
- Comprovante de Renda (Holerite para quem trabalha registrado ou comprovante de benefício para aposentados, pensionistas ou BPC);
MENORES DE 18 ANOS
- Certidão de nascimento / RG e CPF (Se houver);
- Declaração Escolar;
Informações
Para mais informações os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos números (19) 3878-1920 ou 3878-7880.
Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
CRAS Centro
Rua Antonio Della Torre, 46 – Centro
CRAS Santo Antonio
Rua Leoni Bertolini, 149 – Jd Ana Lucia