Educação | 24/06/2024

Festas de Junho: o 3º sábado das tradicionais festas reuniu alunos, familiares e a comunidade escolar nas unidades municipais

As festas acontecera no CEIL Centro Fundamental e EMEB’s José Odair Montelatto, Vila Pasti, Chapeuzinho Vermelho e Vice-Prefeito Pedro Miqueletto

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado, 22 de junho, o 3º dia das tradicionais festas do mês de junho. Com intuito de valorizar as tradições e proporcionar dentro da escola um ambiente de integração entre a família e a comunidade escolar, as festas aconteceram com muita diversão, brincadeiras, apresentações de dança e barracas com comidas típicas.

As festas aconteceram no CEIL Centro Fundamental e EMEB’s José Odair Montelatto, Vila Pasti, Chapeuzinho Vermelho e Vice-Prefeito Pedro Miqueletto, cada unidade com suas atividades.

Para valorizar o conhecimento das tradições, as escolas inovaram nas ações. Na EMEB José Odair Montelatto, a equipe escolar realizou a divisão das Regiões – Festa das Tradições Regionais. A ação tem por objetivo ensinar as crianças os aspectos culturais de cada região do país, entre eles a culinária, paisagens, pontos turísticos, a dança e a música, o vocabulário, o artesanato, entre outros.

As crianças representaram as regiões com trabalhos manuais de todos os dipos, que ficaram expostos durante a festa. As crianças da Educação Infantil representaram a região nordeste, os alunos do 1º ano a região sudeste, do 2º ano a região sul, do 3º ano a região sudeste, do 4º ano a região norte e do 5º ano a região nordeste.

Na EMEB Vila Pasti, a direção escolar ampliou a importância da festa a partir de uma atividade diferente e com objetivo solidário. As crianças participam do concurso Miss Caipirinha e Mister Caipirinha. Além da diversão, o evento teve ainda um objetivo solidário de arrecadar materiais de higiene pessoal que serão doados para o lar dos idosos.