Cultura & Eventos | 30/05/2013

Festa da Uva resgata tradição e agrada as famílias louveirenses

Foto: Jasso / PML

Com um grande número de atrações e muitas novidades, a Festa da Uva de Louveira 2013 realizada pela Bamalo (Banda Marcial de Louveira), com apoio da Prefeitura Municipal, recebeu cerca de 80 mil visitantes nos três finais de semana do evento.  O sucesso desta edição foi consequência da preocupação do prefeito Junior Finamore e dos organizadores em valorizar os agricultores e acolher bem o turista e a população. Para isso, foi montada uma belíssima infraestrutura, com cobertura em grande parte da área de circulação trazendo mais conforto e comodidade. A decoração especial da Exposição de Frutas e de todo o recinto também foram um diferencial, sem contar a criação da Vila Italiana, que deu uma oportunidade a mais para as entidades do município mostrarem seu trabalho e venderem seus produtos.  A Vila Italiana foi montada como forma de resgate da tradição dos imigrantes italianos, com barracas, bancos e um coreto onde aos domingos era feita a Cerimônia de Pisar Uvas e apresentação de dança Tarantella.

Este ano, o recinto da Festa da Uva de Louveira foi monitorado por 18 câmeras durante todos os dias de evento. A Área de Lazer do Trabalhador foi observada em tempo real por 16 câmeras fixas e duas Speed Domes - câmera com visão 360° e zoom potente que permite a visão panorâmica do local. A segurança do evento envolveu um efetivo formado por mais de 100 homens da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, e de seguranças particulares, durante os dias de evento

Excursão, Agroturismo e venda de frutas

A Festa da Uva recebeu aproximadamente 100 ônibus de excursão vindos da Capital e de outras regiões, dentre elas, Nova Odessa, Embu Guaçu, Cubatão, Santo André, Americana, Atibaia e Campinas.

No Turismo Rural, mais de 1500 turistas visitaram as propriedades do Agroturismo.  Os passeios mostraram um pouco da história de Louveira e revelaram aos visitantes a beleza dos campos cultivados com plantações de uva, caqui e outras frutas. Os turistas puderam conferir também a fabricação do vinho, cachaça, vinagre, sucos e outros produtos artesanais.

Cerca de 16 toneladas de frutas foram comercializadas pelos produtores durante a festa.

Shows, atrações e esportes: muitas novidades

Ainda citando as novidades da 46ª edição da FUL, vale destacar o sucesso dos novos horários dos shows, que este ano privilegiou não só os visitantes da noite, mas também os que estiveram à tarde na festa, que tiveram a oportunidade de assistir a apresentação da Família Lima, Patati Patatá e Milionário & José Rico realizados gratuitamente aos domingos, às 16h. No período da noite, entre os shows renomados, a diversidade de ritmos agradou a todos os públicos, com Capital Inicial, Nívea Soares, Gaby Amarantos, Rosa de Saron, Zeca Pagodinho, Milionario e José Rico e O Teatro Mágico. As bandas e músicos regionais se apresentaram em todos os dias do evento em horários alternados sendo atração constante para os que prestigiaram a festa.

O esporte também se uniu ao lazer e trouxe para o mais tradicional evento da cidade, a 1 Caminhada da 46 Festa da Uva de Louveira, que reuniu dezenas de participantes e também o  1º Passeio Ciclístico da Festa da Uva que, na manhã do último domingo,  mobilizou centenas de ciclistas.  Ambos foram o maior sucesso.

Para os produtores rurais,  a  46 FUL  em parceria com a Prefeitura de Louveira e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) promoveram a III Semana da Viticultura, realizada no Pavilhão de Exposição, nos dois dias, 21 e 22/05. O evento teve a participação de  262 inscritos que tiveram acesso a duas sessões de palestras noturnas e a uma tarde de campo. O público foi composto por produtores rurais, técnicos, estudantes, pesquisadores e comerciantes de insumos que se deslocaram para Louveira, vindos de diferentes municípios paulistas e até de outros estados, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Terceira Idade valorizada

Diante de tantas novidades apresentadas na Festa da Uva 2013, a Secretaria da Assistência Social se engajou neste espírito trazendo importantes e animadas ações. Uma dessas atrações, e que mostrou a atenção da atual administração com o público idoso, foi a inserção dos bailes  para a terceira idade na programação da FUL. O baile, realizado nos domingos das 14h às 17h na sede do CCI – Centro de Convivência dos Idosos, envolveu um público de aproximadamente 1200 idosos, entre os moradores da cidade e os visitantes.