Gestão Ambiental | 07/02/2022

FAUNA – Prefeitura e Associação Mata Ciliar criam cartilha com instruções para resgate de animais silvestres

Documento, que já está disponível, orienta sobre o que fazer ao encontrar maritacas, gambás, pássaros feridos, saguis, onças e capivaras nas ruas ou em rodovias

A Prefeitura de Louveira e a Associação Mata Ciliar (AMC) elaboraram uma cartilha com instruções que mostram o que as pessoas devem fazer ao encontrar um animal silvestre em áreas urbanas ou rodovias da região. Com o título “Protegendo a Fauna Silvestre e Exercendo a Cidadania”, a cartilha tem como objetivo conscientizar a população sobre o importante papel que pode ter na proteção e preservação da fauna.

O documento traz orientações sobre os procedimentos que devem ser adotados ao encontrar maritacas, gambás, pássaros feridos, primatas, onças e capivaras, entre outros animais silvestres.

Além disso, o material contempla informações sobre crimes ambientais, como queimadas, desmatamento, tráfico de animais silvestres e a prática ilegal da caça.

Em qualquer situação de animal ferido, a Guarda Municipal deve ser acionada pelo telefone 153 ou 3878-1512. A Prefeitura, em parceria com a Mata Ciliar, cuida do resgate dos animais, que são atendidos por profissionais e passam por um processo de reabilitação para, posteriormente, voltarem à natureza.

CLIQUE AQUI para visualizar o conteúdo completo.

Confira abaixo algumas instruções disponíveis no documento:

MARITACAS:

Se encontrar maritacas em casa, jamais remova o ninho, pois tal ato configura captura de animais silvestres e pode ser considerado crime ambiental. Caso ela faça um ninho no forro de sua casa, espere os filhotes crescerem e deixarem o local por conta própria. Depois, feche a entrada do espaço para que não seja utilizado novamente.

GAMBÁS:

Para evitar ocorrências com gambás em áreas urbanas, tampe sempre as latas de lixo e a ração dos animais domésticos durante a noite. Gambás têm hábito noturno. Ao avistar no quintal da sua casa durante o dia, é muito provável que ele vá embora de noite.

PRIMATAS:

Alguns animais parecem pedir por comida, principalmente os primatas. A orientação dos especialistas é para não dar. Ao receber alimento, o animal pode se tornar dependente do humano, o que é prejudicial. Além disso, ele pode ter problemas nutricionais por conta da diferença dos alimentos encontrados na natureza, além que o contato pode transmitir doenças.

Sobre a Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.