Saúde | 21/08/2014

Farmácias da Prefeitura atendem mais de 77 mil receitas no primeiro semestre

farmácia

A Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Louveira atendeu de janeiro a julho deste ano 77.964 receitas nas quatro farmácias públicas do município. As unidades distribuem gratuitamente remédios receitados por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do sistema REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Para isso, o morador precisa estar com o cartão do SUS em mãos, que comprova residência na cidade. O número corresponde somente às farmácias básicas da Prefeitura, instaladas nas Unidades de Saúde do Centro, Santo Antônio, Burch e Monterrey.

Segundo o prefeito Junior Finamore, “o aumento na quantidade de receitas atendidas é reflexo da expansão deste serviço nos últimos meses, considerado referência na região”.

Além dos atendimentos ocasionais, a farmácia distribui remédios para pacientes em tratamento contínuo, que utilizam a mesma receita durante seis meses. Passado este período o paciente deve renovar a receita, já que as farmácias não distribuem medicamentos sem a orientação médica. “É importante alertar a todos sobre o uso racional dos medicamentos, dos problemas que podem causar a auto medicação. Podemos nos orgulhar de que o município de Louveira conta com uma lista de medicamentos considerável, superior aos dos demais município”, concluiu a secretária da Saúde, Pâmela Mango.

Aumento de quase 10%

O número de atendimentos nas farmácias da Prefeitura aumentou quase 10% se comparado com a quantidade de receitas atendidas no primeiro semestre do ano de 2013. Como exemplo, só no último mês de julho deste ano de 2014, foram atendidas 9.854 receitas de medicamentos.

As farmácias da Prefeitura têm a disposição da população 134 tipos de medicamentos, sendo 50 provenientes da cesta básica oferecida pelo Governo do Estado e 84 complementados pela Administração Municipal. Com esta grande variedade de remédios, as farmácias conseguem atender às expectativas dos louveirenses, que recebem total atenção dos farmacêuticos e economizam nos gastos com a saúde.

Os medicamentos distribuídos pelas unidades da Assistência Farmacêutica são genéricos de antibióticos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, analgésicos, antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos. Além dos remédios comuns, na farmácia da unidade de saúde do Centro são entregues medicamentos considerados de alto custo, oferecidos pela Secretaria de Saúde do Estado para tratamento de doenças específicas como asma e DPOC, colesterol, artrite, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, Parkinson, epilepsia, esquizofrenia, entre outras.

Para cada doença há um protocolo específico a ser preenchido pelo médico. Recentemente, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira incorporou quatro itens à lista de remédios para atender às necessidades de saúde do idoso, criança e mulher, elevando então para 88 tipos de medicamentos.

Todas as unidades básicas de Saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com exceções da Unidade do Centro, que atende das 7h30 às 21h, e a do Monterrey, cujo horário de fechamento é às 16h.  As unidades contam com a presença de farmacêuticos durante todo o tempo de funcionamento para orientar a população sobre o uso dos medicamentos.