Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 25/07/2019

Falta às consultas médicas agendadas atrasam atendimentos e prejudicam o sistema de Saúde

Fazer o agendamento de consultas no sistema público de saúde e não comparecer traz prejuízos não apenas aos pacientes, mas também aos profissionais de saúde e outros usuários que precisam do atendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das 187.675 consultas agendadas em 2018, mais de 33 mil ausências foram registradas, ou seja, 18% dos pacientes não compareceram. O mesmo levantamento revela que em 2017 foram registrados mais de 17 mil faltas das 83.383 consultas agendadas, que equivale a 21%.

O percentual revela que o não comparecimento vem caindo. Esta melhora se deve a campanhas de conscientização, além do trabalho da Secretaria de Saúde que realiza ligações e envia mensagens pelo aplicativo do Cartão Cidadão para confirmar as consultas agendadas com antecedência de até 24h.

O não comparecimento às consultas compromete o fluxo de atendimentos, aumentam o tempo de espera por vaga, além de prejudicar o tratamento dos pacientes. Para que isso não aconteça, é recomendável entrar em contato por telefone ou ir pessoalmente à unidade de saúde para desmarcar a consulta. Por isso, mantenha os dados do Cartão Cidadão sempre atualizados para agilizar o contato.

Atualização dos dados pessoais

Para mais informações, procure a central do Cartão Cidadão localizada na Rua Antônio Chicalhone, 338, Santo Antônio ou na UBS do Centro na Rua Frederico Zanella, 375, Vila Nova Louveira.