| 22/01/2021

Estado impõe regras mais rigorosas e fecha comércio à noite e nos finais de semana

Decisão permite apenas serviços essenciais entre 20h e 6h de segunda a sexta-feira e também aos sábados e domingos

O Governo de São Paulo determinou nesta sexta-feira (22) o fechamento de comércio e serviços em todos os municípios do Estado durante os dias de semana (segunda a sexta) no período noturno, entre 20h e 6h. Nesse intervalo, apenas as atividades essenciais poderão funcionar. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (25) e vale também para os finais de semana.

Nesse caso, apenas serviços considerados essenciais, como farmácias, padarias, mercados e postos de combustíveis podem continuar funcionando. A nova classificação deve durar, pelo menos, 15 dias.

A decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de contágio, internação e mortes por codid-19 dos últimos dias.

Também foi anunciada nesta sexta-feira uma reclassificação do Plano São Paulo para o período diurno, entre 6h e 20h. Louveira regrediu nessa classificação, saindo da Fase Amarela para a Fase Laranja, junto com toda a região de Campinas. A mudança vale já a partir da próxima segunda-feira.

A Fase Laranja é a segunda mais restritiva. Nela, todos os setores do comércio e serviços devem manter apenas 40% da capacidade máxima das atividades, incluindo salões de beleza e academias, mas com horário de funcionamento reduzido para até oito horas diárias.

Os atendimentos presenciais em restaurantes estão permitidos, desde que se limitem ao período máximo de oito horas, com atendimento presencial apenas até 20h. No caso dos bares, os atendimentos presenciais não estão permitidos.

Louveira já confirmou 1.513 casos de covid-19. Desse total, 1.398 se curaram, 2 estão internados e 84 se encontram em isolamento e se recuperando em suas casas. Outras 29 pessoas morreram da doença.

Regiões

Segundo a atualização apresentada nesta sexta (22), as regiões de Franca, Bauru, Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente passam da fase laranja para a vermelha. Enquanto Barretos sai direto da amarela para a vermelha.

Já as regiões de Campinas, Araraquara, São João da Boa Vista, Grande São Paulo e Baixada Santista retrocedem da fase amarela para a laranja, que prevê atendimento presencial só até às 20h. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde atende pelo telefone da Vigilância: (19) 3878-2323. Horário: das 8h às 16h30 de segunda a sexta-feira.

Serviços essenciais

-Farmácias

-Mercados

-Padarias

-Açougues

-Postos de combustíveis

-Lavanderias

-Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô

-Transportadoras, oficinas de veículos

-Atividades religiosas

-Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.

-Bancos

-Pet shops