Assistência Social | 07/10/2021

ESPORTE E LAZER - Jogos de vôlei adaptado marcam mais uma atividade em comemoração ao Dia do Idoso em Louveira

Equipes masculina e feminina de atletas com 60 anos ou mais, que integram projetos do Serviço de Convivência dos Idosos, enfrentaram times convidados na Área de Lazer do Trabalhador

Dois jogos de vôlei adaptado marcaram, nesta quinta-feira (7), mais uma atividade em comemoração ao Dia do Idoso em Louveira. As equipes masculina e feminina de atletas com 60 anos ou mais, que integram projetos esportivos do Serviço de Convivência com os Idosos, enfrentaram dois times convidados na Área de Lazer do Trabalhador.

No feminino, a equipe do Serviço de Convivência jogou contra o Vôlei Louveirense, composto por atletas acima dos 40 anos. No masculino, o time do Serviço de Convivência desafiou uma equipe formada por professores da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

O vôlei adaptado segue basicamente as mesmas regras do vôlei, mas tem algumas alterações que foram pensadas para dar mais fluidez aos jogos. O jogador pode sacar, por exemplo, por baixo ou arremessando a bola, o que não é permitido no vôlei tradicional. Além disso, todos os reservas devem obrigatoriamente entrar em quadra até o segundo set e os sets são mais curtos.

O prefeito, Estanislau Steck, e o vice, Ricardo Barbosa, visitaram o local, acompanhados dos secretários de Assistência Social, Therese Abdel Messih, e de Esportes, Lazer e Juventude, Erasmo Tarallo.

Dia do Idoso

O Dia do Idoso é comemorado em 1° de outubro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteger a população acima de 60 anos e tratar de questões do envelhecimento.

Em Louveira, os idosos possuem um Conselho de Direito das Pessoas Idosas para representá-los. Cerca de 11% da população da cidade é composta por pessoas com 60 anos ou mais.

Atividades

As atividades esportivas com os idosos em Louveira, oferecidas pela Secretaria de Assistência Social, foram retomadas no último dia 20 de setembro, com dez modalidades, depois de uma longa paralisação por conta da pandemia.

As atividades estão acontecendo em quatros bairros, com diferentes horários e turmas divididas em pequenos grupos (CLIQUE AQUI para saber mais). 

A retomada está sendo planejada com cautela e segurança e seguirá, durante as atividades, todos os protocolos de segurança necessários. É obrigatório que os participantes estejam vacinados contra a covid-19 para segurança de todos.

As atividades dos Serviços de Convivência têm a participação das secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Cultura e Eventos e de Esportes, Lazer e Juventude.