Esporte, Lazer e Juventude | 24/10/2022
ESPORTE - Darlan Romani acende a pira olímpica e abre a 20ª edição da Olimpíada Estudantil de Louveira
O campeão mundial de arremesso de peso foi convidado pela Prefeitura para a cerimônia de abertura dos jogos, realizada na noite da última sexta-feira (21) no Ginásio Poliesportivo do Ceil Centro

Mais de 3 mil pessoas lotaram o Ginásio Poliesportivo do Ceil Centro na última sexta-feira (21) durante a abertura da 20ª edição da Olimpíada Estudantil de Louveira.
A cerimônia contou com a presença do campeão mundial de arremesso de peso, Darlan Romani, atleta convidado pela Prefeitura de Louveira para acender a pira olímpica.
Darlan Romani é um dos destaques da equipe brasileira de Atletismo. Considerado um atleta de ponta, o catarinense de Concórdia tem 30 anos e foi campeão mundial indoor em 2022, na Sérvia, com 22,53 metros e o recorde do campeonato.
Além disso, também terminou em 4°lugar nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e em 4°lugar no Mundial de 2019. Ele também foi campeão no Pan de 2019.
Durante o evento, educadores, autoridades, alunos e seus familiares puderam conhecer a história das Olimpíadas Estudantis de Louveira, além de assistir um vídeo que exibiu o trajeto da tocha olímpica, desde a saída do Paço Municipal até a passagem pela última das nove escolas que farão parte da competição.
Ao todo, cerca de 4.000 alunos entre 6 e 10 anos, de nove escolas da Rede Municipal de Ensino do município, vão participar dos jogos, que terão dez modalidades esportivas: Atletismo, Basquete, Vôlei, Queimada, Futebol, Futsal, Golfe, Queimada, Pré-Desportivos e Estafetas.
A Olimpíada
Por conta da pandemia, a Olimpíada Estudantil não foi realizada em 2020 e 2021.
O objetivo da realização da olimpíada é promover a integração e a confraternização entre os alunos da Rede Municipal. Não haverá disputa com vencedores e perdedores. Todos os participantes vão ganhar medalhas em todas as modalidades.
A realização da olimpíada segue a Lei 1.300/97, de autoria do vereador Roberto do Prado, o Professor Robertinho, que entrou em vigor em 1997.
Mais de 50 profissionais das secretarias de Educação e Esportes estão envolvidos na organização dos jogos. Todos os alunos participantes receberão alimentação durante as partidas.
Escolas participantes:
- EMEF Vila Pasti
- CEIL Centro
- EMEF José Pereira Dutra (Estiva)
- EMEF José Odair Montelatto
- CEIL Bairro
- EMEF Odilon Leite Ferraz
- EMEF Melissa Sicalhoni
- EMEB FredericoPagoto
- EMEf Ângelo Argenton Filho