Educação | 20/10/2023

Escolas municipais promovem semana de atividades lúdicas e afetivas para os alunos

A programação incluiu ações culturais, artísticas e com foco na criatividade; em algumas escolas as ações têm participação dos pais e responsáveis, com o propósito de integrar a família ao ambiente escolar e promover experiências afetivas

Como parte do cronograma de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no último dia 12, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vem promovendo durante a semana diversas atividades lúdicas para os alunos da rede municipal de ensino. Cada escola planejou suas ações de acordo com a fase das crianças – algumas com a participação dos pais e responsáveis, com o propósito de integrar a família ao ambiente escolar e promover experiências afetivas. 

A programação geral inclui apresentações teatrais e musicais, exposição de trabalhados elaborados pelos alunos, sessão de cinema, cantatas, oficinas culturais e artísticas; de atividades físicas – capoeira, zumba infantil e zumba com a família, jogos e brincadeiras; e de lazer – que inclui passeio pela Fazenda Santo Antônio, sessões de relaxamento e encontros temáticos como Dia do Pijama, Baile do Hawaí com frutas, Dia do Cabelo maluco, Festa à Fantasia, entre outros. 

A maioria das escolas tem realizado as atividades nesta semana. Mas o cronograma começou no início do mês com as unidades CECI Pequenos Brilhantes, CECI Pequeno Príncipe e Cecoin Arco Íris. Para eles foram realizados festa à fantasia, apresentação teatral e brincadeiras lúdicas – dia da fraldinha, brincadeiras com água, contação de histórias, momentos de relaxamento, oficinas e brincadeiras, circuito sensorial, roda de conversa com as famílias.