Educação | 01/04/2014

Escolas municipais de Louveira participam do “Estrada para Cidadania”, da CCR AutoBAn

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Louveira assinou na manhã da última, quarta-feira, 27 de março, o termo de compromisso que prevê a realização do Programa Estrada para Cidadania, da CCR AutoBAn, nas escolas municipais da cidade. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da concessionária, em Jundiaí, e contou com a participação da vice-prefeita, Neusa Orestes de Oliveira, da primeira-dama, Marlene Montelatto Finamore, e da secretária de Educação, Juliana Euzebio Araujo. O documento formaliza a parceria entre a concessionária e a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação do município.  Além da Prefeitura de Louveira, outros 12 municípios, lindeiros ao sistema Anhanguera-Bandeirantes, também assinaram hoje o contrato.

Para a vice-prefeita Neusa Orestes  a continuidade do programa é fundamental  pois trata-se de um importante instrumento para a formação das crianças “A mudança de atitude no trânsito é um trabalho permanente por isso é importante darmos continuidade a este programa na cidade. Ele trata de forma lúdica e divertida  diversos temas educativos de trânsito, meio ambiente e cidadania. A criança chega com estas novas informações em casa e acaba sendo moderadora da atitude dos adultos no trânsito e no dia a dia”, afirmou.

O Programa Estrada para Cidadania atende cerca de 950 crianças de Louveira. Premiado em 2010 como o melhor programa de Responsabilidade Social pela IBTTA (International Bridge, Tunnel and Turnpike Association) – a mais importante associação internacional que reúne concessionárias de rodovias – o Estrada para Cidadania oferece educação para o trânsito e meio ambiente a alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental de municípios abrangidos pelas rodovias administradas CCR AutoBAn.  Desde sua criação, em 2002, o Programa já beneficiou mais de um milhão de crianças. O material pedagógico é exclusivo e promove a transversalidade entre as disciplinas.  O programa conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e neste mês de março firmou parceria institucional com Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Em 2014, fazem parte do Estrada para a Cidadania da CCR AutoBAn os municípios de Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Várzea Paulista e Vinhedo.