Assistência Social | 17/04/2014
Equipe de Abordagem Social se reúne com representantes da Santa Casa e PA
A equipe de Abordagem Social do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) esteve reunida com representantes da Santa Casa e Pronto Atendimento para formalizar os protocolos de ação conjunta nas operações de abordagem social. De acordo com a Chefe da Divisão da Proteção Social Especial, Heloisa Alcântara Rota, a participação dos serviços de pronto atendimento da saúde é de extrema importância nos trabalhos "Nos casos dos indivíduos que se encontram em situação de rua que estiverem sob efeito abusivo de substância psicoativa ou que necessitem de cuidados especifico da saúde, o serviço de pronto atendimento é fundamental para o restabelecimento do quadro clinico dos indivíduos que depois de restabelecidos são encaminhados a Casa de Acolhimento", explicou.
O serviço de Abordagem Social é feito diariamente pelo Centro Terapêutico Educacional Cristão juntamente com o CREAS, que é serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade que faz parte da divisão de proteção Especial da Secretaria de Assistência Social. Ele acontece de forma continuada e programada, com a finalidade de identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras.
As ações são desenvolvidas em praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, entre outros. O Serviço de Abordagem promove o acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.