Esporte, Lazer e Juventude | 13/11/2014

Equipe Alemanha vence final de campeonato de futebol infantil

Equipe Alemanha infantil

No último sábado (8 de novembro) foi realizada a entrega da premiação das equipes participantes do Campeonato ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ de Futebol, competição que reuniu 150 alunos, de 10 a 13 anos, da Rede Municipal de Ensino.

A final do campeonato foi realizada no Campo Municipal e terminou com a equipe da Alemanha como campeã da categoria sub 13 e da Holanda, no sub 11.

Para o idealizador do projeto, o professor Adalto Miqueletto, “o mais importante não é o aluno ser bom de bola”. “Mostramos a eles que o fundamental é o estudo e que todos precisam ter dedicação tanto dentro das salas de aulas, como no gramado”, disse o treinador, que organiza o campeonato pelo oitavo ano seguido.

A final do evento foi acompanhada pelo treinador Valter, da equipe sub 11 do Paulista de Jundiaí, que prestigiou o campeonato e aproveitou para observar os destaques da competição. Formação de atletas

Além de bons estudantes, o projeto já formou atletas de diversas equipes, como Leonardo, meio-campista do sub 13 do São Paulo; Jorge, goleiro do sub 11 do Paulista; Wellington, meia do sub 15 do Palmeiras; Gabriel Felipe, goleiro do sub 17 do Paulista; entre outros que estão fazendo testes em clubes.

O projeto

As aulas de futebol são ministradas pelos professores Adalto Miqueletto e Tafarel Moraes, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, as terças e quintas-feiras no Esporte Clube Nova Estrela, e as segundas e quartas-feiras no Clube Atlético Bandeirantes.

Durante essas aulas, as crianças são divididas por faixa etária e, principalmente, os iniciantes participam de atividades lúdicas para que sintam o prazer da prática do futebol. Aos poucos, começam a entender sobre regras, disciplina, hierarquia, trabalho em equipe, respeito, amizade e, sobretudo, o valor do estudo. Além da prática esportiva, visitas à estádios de futebol, Museu do Futebol, entre outros locais que remontam à cultura do esporte, integram a programação do ‘Bom de Bola, Bom na Escola’.  

O desenvolvimento do projeto recebe acompanhamento das secretarias junto às unidades escolares, que trocam informações sobre o desempenho escolar das crianças, tanto nas notas quanto nas questões de presença em aula e comportamento. 

Dados do campeonato

Sub-11

Campeão – Holanda

Vice – Inglaterra

Terceiro – França

Quarto – Itália

 

Artilheiro – Francisco Emanuel (Holanda)

Goleiro Menos Vazado – Cauã (Holanda)

Revelação – Vitinho (Itália)

Melhor Jogador – Welington (Inglaterra)

 

Sub-13

Campeão – Alemanha

Vice – Argentina

Terceiro – Portugal

Quarto – Espanha

 

Artilheiro – Fábio (Argentina)

Goleiro Menos Vazado – Jorge (Alemanha)

Revelação – Zé Armando (Alemanha)

Melhor Jogador – Bolinha (Portugal)