Esporte, Lazer e Juventude | 13/11/2014
Equipe Alemanha vence final de campeonato de futebol infantil
No último sábado (8 de novembro) foi realizada a entrega da premiação das equipes participantes do Campeonato ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ de Futebol, competição que reuniu 150 alunos, de 10 a 13 anos, da Rede Municipal de Ensino.
A final do campeonato foi realizada no Campo Municipal e terminou com a equipe da Alemanha como campeã da categoria sub 13 e da Holanda, no sub 11.
Para o idealizador do projeto, o professor Adalto Miqueletto, “o mais importante não é o aluno ser bom de bola”. “Mostramos a eles que o fundamental é o estudo e que todos precisam ter dedicação tanto dentro das salas de aulas, como no gramado”, disse o treinador, que organiza o campeonato pelo oitavo ano seguido.
A final do evento foi acompanhada pelo treinador Valter, da equipe sub 11 do Paulista de Jundiaí, que prestigiou o campeonato e aproveitou para observar os destaques da competição. Formação de atletas
Além de bons estudantes, o projeto já formou atletas de diversas equipes, como Leonardo, meio-campista do sub 13 do São Paulo; Jorge, goleiro do sub 11 do Paulista; Wellington, meia do sub 15 do Palmeiras; Gabriel Felipe, goleiro do sub 17 do Paulista; entre outros que estão fazendo testes em clubes.
O projeto
As aulas de futebol são ministradas pelos professores Adalto Miqueletto e Tafarel Moraes, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, as terças e quintas-feiras no Esporte Clube Nova Estrela, e as segundas e quartas-feiras no Clube Atlético Bandeirantes.
Durante essas aulas, as crianças são divididas por faixa etária e, principalmente, os iniciantes participam de atividades lúdicas para que sintam o prazer da prática do futebol. Aos poucos, começam a entender sobre regras, disciplina, hierarquia, trabalho em equipe, respeito, amizade e, sobretudo, o valor do estudo. Além da prática esportiva, visitas à estádios de futebol, Museu do Futebol, entre outros locais que remontam à cultura do esporte, integram a programação do ‘Bom de Bola, Bom na Escola’.
O desenvolvimento do projeto recebe acompanhamento das secretarias junto às unidades escolares, que trocam informações sobre o desempenho escolar das crianças, tanto nas notas quanto nas questões de presença em aula e comportamento.
Dados do campeonato
Sub-11
Campeão – Holanda
Vice – Inglaterra
Terceiro – França
Quarto – Itália
Artilheiro – Francisco Emanuel (Holanda)
Goleiro Menos Vazado – Cauã (Holanda)
Revelação – Vitinho (Itália)
Melhor Jogador – Welington (Inglaterra)
Sub-13
Campeão – Alemanha
Vice – Argentina
Terceiro – Portugal
Quarto – Espanha
Artilheiro – Fábio (Argentina)
Goleiro Menos Vazado – Jorge (Alemanha)
Revelação – Zé Armando (Alemanha)
Melhor Jogador – Bolinha (Portugal)