Segurança | 17/12/2017

´Operação Verão´ retorna este mês para atuar na segurança durante o período de chuvas

defesa civil cover

Com início neste mês de dezembro, a Defesa Civil retorna com o projeto ‘Operação Chuvas de Verão’ que tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados por fortes chuvas durante esta época do ano. Por meio do chamado Plano de Contingência, o projeto atua tanto para deslizamento de terra quanto para inundações, e desta forma a ação preserva vidas e enfrenta da maneira mais adequada as variadas situações que podem acontecer no período do verão entre 1º de dezembro a 31 de março.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil desenvolveu um serviço que emite alertas sobre os riscos e futuros desastres diretamente para a população, através de mensagens de textos (SMS) - sistema acessível para qualquer celular, sem a necessidade de utilizar pacote de dados ou smartphones. Os alertas são curtos com até 160 caracteres e informam os possíveis riscos.

Para se cadastrar basta o morador enviar o SMS para o número 40199 e digitar o CEP de interesse. Caso o morador queira cadastrar mais de um CEP, é necessário que seja enviado uma mensagem por vez.

A ação busca usar recursos para antecipar as situações de risco, e conta com a participação das secretarias municipais, dentre elas estão:
Secretara Municipal de Segurança, Governo e Comunicação Social, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Assistências Social e Gestão ambiental, além dos órgãos e atendimento emergencial e das próprias ações de cumprimento da Defesa Civil.

A Defesa Civil alerta que as operações também necessitam da ajuda da população, principalmente em situações de chuvas e raios onde é de extrema importância que os moradores tenham clareza dos riscos. Para mais informações www.defesacivil.sp.gov.br