Educação | 26/08/2014

‘Emesa’ reúne alunos, pais e professores em prol do meio ambiente

emsa_prefeito

A 10ª edição do Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental, realizada neste sábado (23 de agosto), direcionou os holofotes para a necessidade de preservar o meio ambiente.  Por meio da exposição dos projetos elaborados em sala de aula, centenas de alunos das escolas municipais, estaduais e privadas de Louveira demonstraram o comprometimento com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir a produção excessiva de lixo, entre outras ações que colaborem com a preservação ambiental.

Para construir a exposição, cada escola escolheu um tema que abordasse um problema local. A ideia era observar a realidade escolar e diagnosticar questões que interferissem direta ou indiretamente no dia a dia dos alunos e da comunidade. A partir dessa reflexão, as crianças produziram diversos trabalhos, utilizando principalmente materiais recicláveis, e montaram uma ‘feira’ com diversos estandes - muitos deles compostos de fotos e vídeos.

Além das exposições, algumas salas fizeram apresentações de danças relacionadas ao tema trabalhado. Uma turma da escola Vila Pasti, por exemplo, levou ao palco uma coreografia da música ‘Ensaboa’, da Marisa Monte, com o intuito de disseminar o uso do sabão caseiro, produzido a partir do óleo de cozinha usado, como uma ação ambientalmente sustentável.

Durante abertura, prefeito aborda ações contra a seca

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Junior Finamore, da secretária Municipal de Educação, Juliana Euzébio, e do secretário Municipal de Gestão Ambiental, Claudio Scalli.

Durante o seu discurso, Finamore falou da importância de despertar, desde cedo, a importância de adotar costumes ambientalmente sustentáveis, já que, segundo ele, “muitas vezes é a criança quem cobra dos pais uma postura de preservação ao meio ambiente”. Ele afirmou também estar muito satisfeito com o empenho dos alunos com as questões ambientais. “É muito gratificante ver que os herdeiros do mundo já estão fazendo a sua parte”, disse.

Além disso, o prefeito agradeceu a população “que tem ajudado a economizar água” e reiterou a importância de sustentar os esforços durante a estiagem que atinge todo o estado de São Paulo. “Estamos tendo que fazer em quatro anos o que não fizeram em 30, que é estruturar nosso sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Nosso planejamento abrange uma represa, novos reservatórios de água e a substituição dos antigos. Com isso, teremos uma estrutura mais robusta no armazenamento”, acrescentou. “Já em curto prazo, estamos ampliando a nossa capacidade de captação para evitar a falta de água”.

Juliana Euzébio, por sua vez, agradeceu o “empenho e a dedicação” de todos os pais, alunos e professores envolvidos. “Os alunos, que são os protagonistas deste evento, trabalharam a sustentabilidade com o mínimo de material possível. Estão todos de parabéns”, disse.

Já o secretário Claudio Scalli destacou o trabalho em conjunto e também elogiou a postura das crianças em relação à preservação ambiental. “O futuro de Louveira está aqui”, concluiu.